Ir para o conteúdo

Apresentação da Estratégia Alto Minho 2030

Ciclo de Conferências Alto Minho 2030
"Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030"

Data: 25 de outubro de 2022 (parte da manhã)
Local: Teatro Valadares, Caminha


PROGRAMA
09h00 | Receção dos participantes e oradores
Welcome Coffee e Networking 

09h30 | Sessão de abertura
- Rui Lages, Presidente da Câmara Municipal de Caminha
- Manoel Batista, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho
- António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-n)

10h00 | Painel: Desafios, oportunidades e perspetivas para o Alto Minho 2030
Moderação: Pedro Ivo Carvalho, Diretor-adjunto do Jornal de Notícias 

11h15 | Coffee break

11h30 | Mesa redonda: Que futuro para o Alto Minho?
Moderação: Pedro Ivo Carvalho, Diretor-adjunto do Jornal de Notícias
(personalidades com reconhecimento no Alto Minho)
- Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa
- Filipe Pereira, Professor de Medicina Molecular e Investigador, Universidade de Lund, Suécia.
- Silvia Correia, Creative Zone

12h30 | Sessão de encerramento
- Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial







NOTAS BIOGRÁFICAS DOS ORADORES:
- Paulo Queiroz, O Processo e A Proposta: Revisitação da Estratégia Alto Minho 2030
José Paulo Queiroz é consultor nas áreas da Competitividade e Desenvolvimento Regional, Fundos Europeus Estruturais, Cooperação Territorial, Planeamento Estratégico e Governança, trabalhando com várias autarquias, comunidades intermunicipais, áreas metropolitanas, associações de desenvolvimento, fundações e outras instituições públicas e privadas.

- Celso Carvalho, Plano de Ação Empreendedorismo e Competitividade Territorial
Celso Carvalho é um entusiasta de missões exigentes e da participação cívica. Assume atualmente a presidência da Associação Saber Fazer, em simultâneo com a assessoria e consultoria estratégica a organizações públicas e privadas. Assessorou a administração da Fundação Casa da Música, liderou a Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, foi CEO da Portugal Ventures, Presidente da StartUP Portugal e Comissário-geral de Portugal Expo 2020 Dubai.

- Jorge Costa, Plano de Ação para a Promoção do Turismo Sustentável Alto Minho 2030
Jorge Costa é fundador e CEO do IPDT – Turismo e Consultoria. É Global Trends Editor do Worldwide Hospitality and Tourism Themes Journal, membro do Conselho Consultivo do Aeroporto do Porto e do Painel de Peritos do Barómetro da Organização Mundial de Turismo.

- Isabel Malheiro Araújo, A importância do alinhamento de estratégias com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Com cerca de 30 anos de experiência profissional, Isabel Malheiro Araújo desenvolve atividade em diversas áreas: Agricultura e Floresta, Agricultura Biológica, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Ambiente Natural e Construído, Gestão do Património, Turismo Cultural e Feng Shui.  Isabel Malheiro Araújo é também empreendedora e mentora do projeto “Feel Sustainable”, além de poetisa, com edição de autor do livro “Entre as Cores do Amor”.

- Júlio Pereira, Perspetivas para os territórios NUT III no contexto do POR Norte 2030
Júlio Pereira é vogal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, tendo ocupado anteriormente o cargo de Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho. 

- Ricardo Conde, Presidente da Agência Espacial Portuguesa
Ricardo Conde é Presidente da Agência Espacial Portuguesa, estando ligado ao setor aeronáutico e espacial desde 1993. Ao longo da sua carreira tem participado em vários programas nacionais e internacionais nesta área, em particular pelos segmentos Espaço e Terra.  

Filipe Pereira, Professor de Medicina Molecular e Investigador, Universidade de Lund, Suécia
Filipe Pereira é Professor Associado de Medicina Molecular na Faculdade de Medicina da Universidade de Lund, na Suécia, líder de grupo do Laboratório de Reprogramação Celular em Hematopoiese e Imunidade e cofundador da "Asgard Therapeutics". O seu grupo foi pioneiro no uso de abordagens de reprogramação celular para entender e modular o sistema imunológico.

- Silvia Correia, Creative Zone
Sílvia Correia é CEO da Creative Zone. É também empreendedora social, responsável por projetos de voluntariado e uma ‘nuvem’ que orgulhosamente conta histórias na Pediatria do Hospital de Braga. Antes de criar a sua empresa, Silvia Correia trabalhou na Banca em Portugal, em Marketing Direto na Suécia e em Itália e na maior empresa de têxteis-lar em Portugal. O seu Lema é "fazer-acontecer"!


Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi