Plataforma Supraconcelhia do Alto Minho reúne-se para discutir desafios sociais e apresentar apoios disponíveis

2024-02-05
Realizou-se hoje, dia 5 de fevereiro, em Ponte de Lima, uma reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alto Minho, presidida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da descentralização de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da ação social.

Conduzida pelo presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, Manoel Batista, a sessão contou com diversos pontos na ordem de trabalhos sobre temas de relevância para a região. Um dos pontos em destaque foi a apresentação dos apoios previstos no âmbito do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão – Pessoas 2030. Raquel Soares, secretária técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviço, em representação do PESSOAS 2030, partilhou informações sobre os apoios disponíveis.

Outro tema relevante foi a participação da Comissão para a Cidadania e Igualdade, representada pelo vice-presidente, Manuel Albano, que apresentou toda a rede de cooperação inscrita na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2028-2030.

A reunião também contemplou a apresentação dos resultados dos Censos Sénior 2023 e do Programa E-Guard, pelo tenente coronel Paulo Gonçalves, do comando da unidade da GNR de Viana do Castelo.

Este evento reforça o compromisso da plataforma territorial em promover a organização eficaz dos recursos e o planeamento das respostas sociais no âmbito supraconcelhio, com a participação de diversas entidades sub-regionais e organismos relevantes para o Alto Minho.

Além da CIM Alto Minho e dos seus 10 municípios associados, engloba várias entidades sub-regionais como o Centro Distrital da Segurança Social, a União Distrital das IPSS`s, a União das Misericórdias Portuguesas - Secretariado Regional de Viana do Castelo, sindicatos, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a GNR e a PSP, a DGEstE-DSR Norte, a Rede Europeia Anti Pobreza, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Politécnico Viana do Castelo.