CIM Alto Minho é parceira do projeto FISATUR que pretende introduzir novos serviços de turismo e fomentar o empreendedorismo associado à pesca e ao património marítimo

2024-04-04
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) encontra-se a dinamizar o projeto FISATUR - Atlantic Network of Tourist Experiences to Promote the Fishing and Maritime, em parceria com entidades de Espanha, França e Portugal, tendo como objetivo promover a diversificação de negócios nas regiões costeiras através da integração de serviços e produtos turísticos inovadores associados à pesca, à aquacultura e ao património marítimo.

Este projeto europeu contribuirá para catalisar o turismo nas comunidades piscatórias, de forma sustentável, promovendo a diversificação económica e reforçando o impacto positivo que o Turismo pode ter na preservação dos recursos naturais e culturais do território.  Como output final, o projeto visa avaliar o modelo de desenvolvimento proposto, que associa turismo, pesca e património marítimo, e em que medida este se revela viável e uma forma sustentável de pensar e utilizar os recursos costeiros.

A promoção de sinergias entre a pesca artesanal e o turismo tornou-se uma inovação global em crescimento, principalmente devido à diminuição dos rendimentos gerados pela pesca e à procura por formas de rendimento complementares, transversais à atividade piscatória. É também uma oportunidade real de contribuir para o desenvolvimento local. O turismo marítimo-pesqueiro é a possibilidade de diversificar as atividades tradicionais ligadas à pesca, à aquacultura e ao património marítimo com novas iniciativas turísticas em zonas costeiras onde a economia estava, tradicionalmente, dependente da pesca como principal fonte de rendimento.

O projeto FISATUR, que teve início em setembro de 2023, terá uma duração de 28 meses. Ao longo da sua fase inicial será efetuado um estudo da oferta e da procura dos produtos e serviços em cada país participante. Com base nos resultados, será lançado um programa de incubação, para promover 10 ideias de negócio por país. No final, as duas melhores ideias de cada país receberão um prémio e terão a oportunidade de fazer parte da rota de navegação, de catamarã, entre França, Espanha e Portugal, que fará paragens estratégicas para conhecer e facilitar intercâmbios B2B com outras experiências na costa atlântica.

Este projeto tem subjacente uma plataforma colaborativa multidisciplinar, com parceiros de Espanha (Galiza), França (Bretanha) e Portugal (Alto Minho), são eles: FUNDAMAR (Fundación para la Pesca y el Marisqueo) como coordenadora do projeto e ICSEM (Instituto para el Crecimiento Sostenible de la Empresa), na Galiza; L'Institut Agro Rennes-Angers e Technopole Quimper-Cornouaille na Bretanha; e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no Alto Minho.

O FISATUR é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEMPA) e gerido pela a Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA).

Conheça mais o projeto AQUI.