Alto Minho debate importância do turismo náutico para a economia regional

2020-07-22
A região do Alto Minho pretende consolidar-se em 2020 como um destino de excelência para aqueles que procuram soluções de turismo e lazer ligados à natureza. Dando continuidade a um projeto que conecta autarquias e empresas locais de turismo náutico e de natureza, os dez municípios do Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira) estão a desenvolver um conjunto de ações que visam a sensibilização e a capacitação dos agentes locais para as regras e cuidados a ter em tempo de pandemia, assim como para a avaliação das potencialidades que o turismo náutico pode ter no crescimento e desenvolvimento económico da região.

Para discutir o tema, esta quarta dia 22 de julho, um conjunto de entidades juntam-se numa mesa redonda para debater "O papel do turismo náutico no destino Alto Minho”. A ter lugar pelas 15h00, no Centro de Mar de Viana do Castelo, marcarão presença José Maria Costa (presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho- CIM Alto Minho), Vitor Dias (diretor regional do IPDJ- Instituto Português do Desporto e Juventude), Carlos Rodrigues (presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo), António José Correia (coordenador da Fileira do Turismo Náutico da Fórum Oceano), Inácio Ribeiro (vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal) e Júlio Pereira (secretário executivo da CIM Alto Minho). A moderação da conversa está entregue à jornalista Rute Sousa Vasco. A anteceder a sessão serão hasteadas as Bandeiras Green Destinations/ QualityCoast Platina e Estação Náutica, junto ao Viana Welcome Centre - Posto de Turismo de Viana do Castelo. Esta sessão será transmitida em direto na página do Facebook e Youtube da CIM Alto Minho.
A ação contará ainda com a apresentação de um manual de normas que pretende sensibilizar os agentes turísticos para a adoção das medidas de segurança face ao atual cenário de pandemia e da estratégia para a sua implementação na região. Tendo como base os manuais de boas práticas já conhecidos e divulgados pela da Direção Geral de Saúde, a Clean & Safe do Turismo de Portugal e a Academia Internacional de Canyoning (ICA), o documento serve de ponto de referência para dúvidas e bons procedimentos a adotar na área. A sessão poderá ser acompanhada em direto através da página do Facebook (http://www.facebook.com/cimaltominho.comunidade/) e do Youtube (https://www.youtube.com/user/cimaltominho) da CIM Alto Minho.

Recorde-se que o Alto Minho é uma das regiões destacadas com o selo QualityCoast, um programa que sinaliza, a nível mundial, um conjunto de regiões que partilham os valores de preservação e sustentabilidade ambiental, requalificação patrimonial, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável do turismo. A par disso, a região foi ainda destacada entre os 100 Melhores Destinos verdes do Mundo e, desde 2015, possui o galardão CETS - Carta Europeia de Turismo Sustentável, outorgado pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais – Federação EUROPARC aos espaços protegidos e/ou classificados que se comprometem a desenvolver um turismo de qualidade.

Esta iniciativa serve assim para dar um passo em frente na estratégia iniciada com o projeto Blueways que, nos últimos anos, trabalhou no sentido de valorizar e promover o turismo de natureza e os desportos náuticos no Alto Minho. Entre as diversas valências da região nesta área destacam-se as condições de excelência para a prática de bodyboard, rafting, canoagem, canyoning, kitesurf, stand up paddle, surf, windsurf, pedestrianismo ou hidrospeed. Este projeto é cofinanciado pelo PO NORTE 2020.

Alto Minho – Sustentável por Natureza
"O papel do turismo náutico no destino Alto Minho”
22 de julho, Viana do Castelo

Programa:
14h30 - Hastear das Bandeiras Green Destinations/QualityCoast Platina e Estação Náutica (junto ao Viana Welcome Centre - Posto de Turismo de Viana do Castelo)

15h00 Mesa Redonda: Tema | Alto Minho, Sustentável por Natureza - O papel do turismo náutico no destino Alto Minho (Centro de Mar de Viana do Castelo)
Moderador – Rute Sousa Vasco, Jornalista Sapo 24
Convidados:
- José Maria Costa, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho
- Vítor Baltazar Dias, Diretor Regional IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude
- Carlos Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- António José Correia, Coordenador da Fileira do Turismo Náutico da Fórum Oceano