Workshop “A importância da Comunicação Inclusiva”

A Assembleia Geral da Nações Unidas declarou 23 de setembro como o Dia Internacional das Línguas Gestuais (Resolução 72/161 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 19 de dezembro de 2017). A celebração deste dia, tem o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a importância das línguas gestuais, na plena realização dos direitos humanos das pessoas surdas, reconhecendo a importância de proteger e defender as línguas gestuais como parte da diversidade.

Sensível a esta questão, a CIM Alto Minho promove na segunda-feira, dia 25 de setembro de 2023, um workshop "A importância da Comunicação Inclusiva”, que incluirá a apresentação pública de dois livros em multiformato - "A Flora e a Carta mais Importante do Mundo” e "Lendas do Alto Minho”. São livros impressos que têm a particularidade de reunir, num único exemplar, diferentes formatos que resultam em diferentes opções de leitura: texto aumentado, braille, imagens em relevo (para crianças cegas ou com baixa visão), pictogramas (para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza). Os livros contêm, também, um Código Quick Response (QR Code), que remete para o site onde o mesmo conteúdo está disponível nas versões audiolivro, vídeolivro (Língua Gestual Portuguesa [LGP]) e audiodescrição das imagens/ ilustrações.

Este conceito de livro em multiformato foi desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, tendo como base o Design Universal das Aprendizagens (DUA). A coordenadora do CRID, Célia Sousa, foi responsável pela coordenação do projeto inclusivo destas duas edições.

Data: 25 de setembro de 2023, 18h00
Local: Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo

Sessão de abertura e boas-vindas
- Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo
- Manoel Batista Calçada Pombal, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho

"A importância da Comunicação Inclusiva”
- Célia Sousa, Docente, Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Politécnico de Leiria e Investigadora Integrada do Centro de Investigação interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa

- Fátima Alves, Diretora da Unidade de Investigação, Formação e Desenvolvimento do INR

Encerramento
- Momento musical pela Companhia de Artes Performativas em Movimento, da APPACDM de Viana do Castelo

A sessão terá interpretação em LGP.

Esta iniciativa está enquadrada no projeto "Plano de Ação ITI Alto Minho 2030”, que é apoiado pelo POAT - Programa Operacional Assistência Técnica.