Ação de Capacitação - "Poderemos viver juntos? A construção social da diferença."

FICHA DE AVALIAÇÃO

DATA: 23 de novembro de 2023

LOCAL: Auditório Municipal de Ponte de Lima

HORÁRIO: 09h30 às 12h30 (3 horas)

REGIME: Presencial

OBJETIVOS: Fornecer um quadro teórico-analítico para uma prática intercultural sustentada; problematizar a construção da diferença; promover a desconstrução de estereótipos.

METODOLOGIA: Os conteúdos da ação serão partilhados através dos métodos expositivo, interrogativo e ativo.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais da Área Social, da Educação, da Saúde, da Justiça, do Emprego, da Cultura e todos/as os interessados/as na temática.

CERTIFICADO: Frequência

FORMADORA: Maria José Casa-Nova
Maria José Casa-Nova nasceu em Viana do Castelo em dezembro de 1963. Fez o mestrado em Educação Intercultural pela Universidade do Porto, o doutoramento em Antropologia Social pela Universidade de Granada, em Espanha, e é docente da UMinho há mais de duas décadas. Pesquisa no Centro de Investigação em Educação da UMinho e no Grupo de Investigação em Infância e Educação em Contextos Migratórios da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB), em Espanha. É conselheira do ACM, membro da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial e membro do Conselho Geral da UMinho, coordenando também o Núcleo de Educação para os Direitos Humanos.A nível internacional, é membro da Rede Europeia de Estudos Romani, do Observatório Europeu das Políticas para Grupos Ciganos e, entre outros, faz parte da direção da Rede de Investigação "Relações étnicas, racismo e antissemitismo” da Associação Europeia de Sociologia. Realizou estadias na UAB, na Universidade de Greenwich e no University College London, ambos no Reino Unido. Liderou e participou em projetos de investigação nacionais e internacionais; atualmente coordena a equipa portuguesa do projeto "RISE-Roma Inclusive School Experiences”, financiado pela Comissão Europeia. Tem dezenas de publicações sobre Sociologia da Educação, Educação Intercultural, Políticas Educativas, Etnografia, Cultura Cigana, Género, Cidadania, Direitos Humanos e participa na imprensa e em iniciativas na sociedade.