Ir para o conteúdo

Concurso Escola Sustentável - Energia Deco

2012-02-02

O Concurso Escola Sustentável - Energia é um desafio às escolas para conceberem e implementarem projetos/atividades inovadores e criativos, dirigidos à comunidade educativa e também à comunidade local, que contribuam para a sua sensibilização e melhoria das suas competências para um uso sustentável e eficiente da energia elétrica.

 

REGULAMENTO

Versão de 9 de novembro de 2011

O CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA é um concurso nacional promovido pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, que convida as escolas a desenvolverem projetos e atividades promotoras de um uso sustentável e eficiente da energia elétrica durante o ano letivo 2011/2012.

O CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA é um desafio às escolas para conceberem e implementarem projetos/atividades inovadores e criativos, dirigidos à comunidade educativa (alunos, professores, pessoal auxiliar, pais e encarregados de educação) e também à comunidade local, que contribuam para a sua sensibilização e melhoria das suas competências para um uso sustentável e eficiente da energia elétrica.

Toda a informação referente ao CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL - ENERGIA está disponível na PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL (www.escolasustentavel.com) onde professores e alunos poderão aceder a informação sobre a eficiência no consumo de energia elétrica para o desenvolvimento e implementação dos seus projetos/atividades.

 

1. TEMA DO CONCURSO

Serão aceites a concurso projetos/atividades originais que abordem o tema da Poupança da Energia Elétrica na vertente dos comportamentos de consumo que devem ser praticados no quotidiano e que conduzem a uma redução do consumo de eletricidade nas habitações nas seguintes áreas: iluminação; climatização; eletrodomésticos; equipamentos audiovisuais e informáticos; consumos em modo-de-espera e consumo de águas quentes sanitárias.

Os projetos/atividades a concurso deverão também destacar os benefícios ambientais e económicos decorrentes da mudança dos comportamentos de consumo.

Os projetos/atividades a concurso devem ser multiplicadores de informação na comunidade educativa e local. Neste sentido, privilegiam-se os projetos/atividades que sendo realizados por um grupo de alunos, por uma ou várias turmas, se dirijam a outros destinatários, como seja, a outra turma, a várias turmas, ao pessoal docente ou não docente, aos encarregados de educação ou a grupos específicos da comunidade local.

Valorizam-se os projetos/atividades, que pela estratégia adotada, atinjam o maior número de destinatários dentro dos públicos-alvo definidos. Serão também valorizados os projetos/atividades que promovam o envolvimento com agentes da comunidade local, tais como Agências de Energia, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, etc.

A mensagem principal que orienta todos projetos/atividades a concurso é incentivar o público-alvo à adoção de comportamentos de consumo que contribuam para a redução do consumo de eletricidade nas suas habitações.

Nota importante: Embora relacionados com a eficiência energética, não serão contemplados projetos/atividades que abordem as seguintes temáticas: certificação energética; etiqueta energética; energias renováveis; microgeração e transportes

 

2. DESTINATÁRIOS DO CONCURSO

O CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA destina-se a todos os estabelecimentos de ensino público e privado com ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo), secundário e profissional de Portugal Continental e Regiões Autónomas.

 

3. CATEGORIAS DO CONCURSO

Categoria 1

ENERGIA COM ARTE

A categoria ENERGIA COM ARTE contempla a conceção e realização de projetos/atividades que privilegiem a originalidade e criatividade, com recurso a manifestações artísticas, nomeadamente teatro e pintura, realizadas no espaço escolar, e que de uma forma lúdica, sensibilizem a comunidade educativa e/ou local no âmbito do tema do concurso.

A categoria ENERGIA COM ARTE destina-se a alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo), secundário e profissional.

Categoria 2

IMAGENS COM ENERGIA

A categoria IMAGENS DE ENERGIA é um desafio à produção de materiais em suporte audiovisual e digital. Serão aceites a concurso vídeos, apresentações multimédia (powerpoint/flash) e histórias digitais (digital storytelling) com uma duração máxima de 3 minutos e que contenham mensagens fortes e apelativas no âmbito do tema do concurso.

Os materiais produzidos deverão ser alojados nos blogs/sites do estabelecimento de ensino.

A categoria IMAGENS COM ENERGIA destina-se a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, secundário e profissional.

Categoria 3

ENERGIA PARA TODOS

A categoria ENERGIA PARA TODOS pretende ser mais abrangente, contemplando a elaboração e produção de materiais de informação e sensibilização mais tradicionais, no âmbito do tema do concurso, nomeadamente cartazes e folhetos, com colocação no espaço escolar/distribuição junto da comunidade educativa e/ou local.

A categoria ENERGIA PARA TODOS destina-se a alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo), secundário e profissional.

Categoria 4

ENERGIA EM CASA

A categoria ENERGIA EM CASA tem como objetivo identificar os desperdícios de consumo de eletricidade praticados nas habitações. Para atingir este objetivo pretendemos que os alunos elaborem e apliquem um questionário sobre os comportamentos de consumo de eletricidade a um público definido dentro da comunidade educativa.

Os alunos devem também preparar e realizar uma "mini-conferência", dirigida aos inquiridos, a ter lugar no espaço escolar e aberta ao público, onde apresentarão os resultados do tratamento dos questionários e medidas para prevenir desperdícios identificados e reduzir o consumo de eletricidade nas habitações.

A categoria ENERGIA EM CASA destina-se a alunos do ensino básico (1º, 2º e 3º ciclo), secundário e profissional.

Categoria 5

ENERGIA NA COMUNIDADE

A categoria ENERGIA NA COMUNIDADE tem como objetivo informar e sensibilizar públicos mais carenciados de informação (utilizadores de Instituições Particulares de Solidariedade Social, Centro de Férias do INATEL, Coletividades, Misericórdias, etc.) no âmbito do tema do concurso. Com esse objetivo, os alunos devem elaborar e aplicar um questionário aos utilizadores de uma instituição sobre os comportamentos de consumo de eletricidade praticados nas suas habitações.

Posteriormente os alunos deverão preparar e realizar uma sessão de sensibilização dirigida aos inquiridos, a ter lugar nas instalações da mesma instituição e aberta ao público, onde apresentarão os resultados do tratamento dos questionários e medidas para prevenir desperdícios identificados e reduzir o consumo de eletricidade nas habitações.

A categoria ENERGIA NA COMUNIDADE destina-se a alunos do ensino secundário e profissional.

 

4. COMO CONCORRER

Cada escola deve constituir uma equipa, composta por alunos e um professor, para desenvolver e implementar o projeto/atividade.

Equipa(s):

- Cada equipa deve ser composta por alunos do mesmo nível de ensino (mínimo de 4 alunos e máximo de uma turma) e por um professor responsável que fará o acompanhamento da equipa.

- Cada escola pode constituir mais do que uma equipa

- Cada equipa pode concorrer a uma ou mais categorias

- Cada equipa pode apresentar um ou mais projetos/atividades por categoria

Registo da escola no concurso:

A escola deve registar-se no CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA através da PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL (www.escolasustentavel.com).

Preencher o formulário online de registo com os seguintes dados:

  • Nome, morada e contacto telefónico da escola
  • Nome completo, disciplina, contacto telefónico e e-mail do professor responsável
  • Nome completo, ano de escolaridade, idade e e-mail dos elementos da equipa
  • Categoria do concurso
  • Título do projeto/atividade
  • Objetivos gerais do projeto/atividade
  • Destinatários do projeto/atividade
  • Ações previstas
  • Calendário de execução do projeto/atividade

O formulário online de registo no concurso deve ser preenchido pelo professor responsável pela equipa. O registo é obrigatório para a posterior submissão do projeto/atividade realizado a concurso.

 

Executar o projeto/atividade:

O projeto/atividade deve ser executado pelos alunos com o acompanhamento do professor responsável.

 

Submeter o projeto/atividade a concurso:

Após a conclusão do projeto/atividade este deve ser submetido a concurso através do preenchimento do formulário online de candidatura disponível na PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL (www.escolasustentavel.com).

O formulário online de candidatura deve ser preenchido pelo professor responsável e ser explicativo da forma como se desenvolveu o projeto/atividade.

NOTA: As escolas devem estar registadas no CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA para poder submeter os projetos/atividades a concurso.

O formulário online de candidatura permite anexar informação em formato ficheiro ou pasta comprimida (.zip ou .rar) até uma capacidade máxima de 6 MB. Em alternativa os candidatos poderão indicar hiperligações (links) através das quais o Júri poderá ter acesso a mais informação de suporte da candidatura.

 

5. WORKSHOPS

A DECO realizará durante o ano letivo 2011/2012 um ciclo de Workshops para os professores das escolas registadas no CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL - ENERGIA que terá como objetivo apoiar as escolas na conceção e desenvolvimento dos projetos/atividades.

Nestes workshops os professores poderão obter mais informações sobre o concurso e as ferramentas online criadas pela DECO para promover uma utilização eficiente da energia elétrica.

As datas e locais de realização dos Workshops estarão disponíveis para consulta na PLATAFORMA ESCOLA SUSTENTÁVEL (www.escolasustentavel.com).

 

6. ACOMPANHAMENTO DAS ESCOLAS

A sede e delegações regionais da DECO estarão disponíveis para acompanhar e dar apoio técnico às escolas no desenvolvimento dos projetos/atividades no âmbito do concurso, de forma a garantir a concordância dos projetos/atividades com os termos do regulamento e a sua execução.

7. PRAZOS

- Submissão dos projetos/atividades a concurso: até 20 abril de 2012

- Divulgação dos vencedores e cerimónia de entrega de prémios: 29 de maio de 2012

 

8. JÚRI DO CONCURSO

Os prémios do CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL - ENERGIA serão atribuídos por um Júri constituído por entidades e personalidades nas áreas da energia e ambiente, sendo o mesmo presidido pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O Júri do concurso avaliará os projetos/atividades de acordo com os critérios de avaliação, premiando aqueles que com a sua qualidade e originalidade, mais contribuam para a sensibilização e mudança de comportamentos de consumo de energia elétrica ou revelem maior potencial para atingir esses efeitos.

Eventuais reclamações sobre a atribuição dos prémios/menções honrosas serão analisadas pela presidência do júri (DECO e ABAE) de cuja decisão não cabe recurso.

NOTA: Ao Júri reserva-se o direito de não atribuir prémios caso a qualidade dos projetos/atividades a concurso não seja considerada satisfatória. A decisão do Júri não pode ser alvo de recurso.

 

9. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto/atividade a concurso terá em conta os seguintes critérios:

- Qualidade e execução técnica

- Criatividade e originalidade

- Investigação realizada e grau de envolvimento dos alunos

- Materiais produzidos pelos alunos para implementação do projeto/atividade

- Articulação com os objetivos e tema do concurso

- Resultados

- Capacidade multiplicadora de informação junto do(s) públicos-alvo(s) definido(s)

- Preenchimento do formulário de candidatura (apresentação dos elementos solicitados)

 

10. PRÉMIOS

Para a atribuição de prémios serão criados 3 escalões de premiados segundo o nível de ensino dos alunos participantes no concurso:

ESCALÃO A: alunos do 1º ciclo do ensino básico

ESCALÃO B: alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico

ESCALÃO C: alunos do ensino secundário e profissional

NOTA: Estes escalões podem ser reduzidos caso a submissão de projetos/atividades não se faça de forma equilibrada nas várias faixas etárias.

Haverá um único projeto/atividade premiado por categoria e de acordo com o escalão. Poderão ser ainda atribuídas menções honrosas.

Escolas:

As escolas com projetos/atividades vencedores receberão o Galardão do CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA

Alunos:

ESCALÃO A: Os alunos das equipas vencedoras receberão um leitor mp3

ESCALÃO B: Os alunos das equipas vencedoras receberão um leitor mp4

ESCALÃO C: Os alunos das equipas vencedoras receberão uma máquina fotográfica digital

Professores:

Os professores das equipas vencedoras receberão um Tablet PC.

Todos os finalistas (escolas, alunos, professores) receberão um Diploma de participação no CONCURSO ESCOLA SUSTENTÁVEL – ENERGIA

 

11. DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES E CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

A cerimónia de entrega dos prémios realizar-se-á a 29 de maio de 2012 por ocasião do Dia Mundial da Energia. Todos os candidatos a concurso serão informados via e-mail da data e local de realização da Cerimónia Pública de divulgação dos vencedores.

 

12. DIREITOS

Considera-se que, ao concorrer, os participantes aceitam, implicitamente, todas as condições expressas neste regulamento.

A DECO reserva-se o direito de divulgar qualquer um dos projetos/atividades submetidos, salvaguardando a identificação da escola onde tenham sido realizados.

 

13. DISPOSIÇÕES FINAIS

A participação neste concurso implica a concordância com os termos do presente regulamento.

A DECO reserva o direito de alterar as condições do regulamento tornando-se aquelas efetivas após a sua divulgação em www.escolasustentavel.com. Estas medidas serão sempre de caráter excecional e serão alvo de aviso prévio a todas as escolas registadas na plataforma por via e-mail.

Todos os casos omissos no presente regulamento serão devidamente apreciados pela DECO e as suas decisões serão definitivas.

 

14. CONTACTOS

Quaisquer dúvidas respeitantes ao Concurso Escola Sustentável - Energia podem ser esclarecidas junto da DECO, através dos seguintes contactos:

Telefone: 213 710 214

E-mail: escolasustentavel@deco.pt

 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi