CIM Alto Minho promove seminário de divulgação dos Programas de Financiamento Diretos da Comissão Europeia 2014-2020

2014-07-15

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) desenvolveu ao longo dos últimos meses, em parceria com os principais atores regionais, uma estratégia de desenvolvimento territorial – A Estratégia & Plano Global de Ação “Alto Minho 2020”, no sentido de consensualizar uma visão para este espaço regional, as suas prioridades de desenvolvimento e as principais iniciativas/projetos a concretizar no horizonte 2020.

Neste contexto e considerando ser fundamental nesta fase proporcionar informação sobre os principais programas e instrumentos de financiamento diretos da Comissão Europeia para o novo ciclo de programação 2014-2020, aumentando as competências dos atores regionais com vista a desenvolver projetos de sucesso cofinanciados nas diversas áreas, a CIM Alto Minho irá organizar no próximo dia 17 de julho, na Escola Superior Agrária, em Refóios do Lima, Ponte de Lima, o seminário “Ciclo de Programação 2014-2020: Que Programas de Financiamento Diretos da Comissão Europeia?”.

Da parte da manhã haverá um painel sobre “Programas de Financiamento Diretos da Comissão Europeia no domínio da “Competitividade, Inovação e Cooperação Territorial”: Ações Prioritárias & Boas práticas na formalização de candidaturas”, dirigido a todos os participantes. Este painel, moderado por Paulo Alves, da SmartValue, terá como oradores Anabela Carvalho, do NCP- Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT, que abordará o tema Programa Horizonte 2020; Bibiana Dantas, da Agência de Inovação-ADI, que falará sobre o COSME – Programa para a competitividade das empresas e pequenas e médias empresas; e Nuno Almeida, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), cuja intervenção incidirá sobre os Programas de Cooperação Transnacional, Inter-regional e Transfronteiriça 2014-2020.

Da parte da tarde realizam-se duas sessões paralelas sobre programas de financiamento diretos da comissão europeia, ações prioritárias e boas práticas na formalização de candidaturas, uma no domínio da “Valorização de Recursos Ambientais e Culturais” e outra orientada para a “Qualificação, Emprego & Inclusão Social”.

Na primeira sessão estão já confirmadas as presenças de Isabel Lico, da Agência Portuguesa do Ambiente, que falará sobre o Programa LIFE (Programa para o Ambiente e a Ação Climática); e Susana Costa Pereira, do Subprograma Cultura -Centro de Informação Europa Criativa, e Manuel Claro, do Subprograma Media - Centro de Informação Europa Criativa, que abordarão o tema Programa Europa Criativa. Esta sessão será moderada por Paulo Queiroz, da JPQ Consultores, e Tiago Martins, da Spot – Interface Criativo.

A sessão no domínio da “Qualificação, Emprego & Inclusão Social” contará com as intervenções de Gustavo Alva Rosa, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, e Joaquim Freitas, da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, sobre o Programa Erasmus + 2014-2020; de Filipa Pereira, da Direção de Serviços de Coordenação das Relações Internacionais, da Direção-Geral da Saúde, sobre Programa Saúde para o Crescimento 2014-2020; e de Antonieta Ministro, do Gabinete de Estratégia e Planeamento, do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, sobre o Programa para o Emprego e a Inovação Social (EaSI). Esta sessão será moderada por Elvira Vieira, professora no ISAG – European Business School – Porto e no IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

No final, os participantes das sessões paralelas reúnem-se em plenário para uma síntese das principais conclusões, com os moderadores dos diversos painéis.
A sessão de abertura do seminário será presidida por José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Luis Ceia, presidente da CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho. A sessão de encerramento estará a cargo de João Marrana, vogal executivo da CCDRN.

O programa e a ficha de inscrição do seminário estão disponíveis no site da CIM Alto Minho em /gca/index.php?id=164.