Prémios do Concurso Escolar “Alto Minho 2020” são conhecidos terça-feira

2012-05-31

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) vai divulgar, no próximo dia 5 de junho, os resultados do Concurso Escolar “Alto Minho 2020”, numa cerimónia que irá decorrer, a partir das 14h30, no auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, com mais de três centenas de alunos e professores de estabelecimentos de ensino do Alto Minho.

Este concurso promovido de 1 de fevereiro a 15 de abril de 2012, no âmbito da elaboração do Plano de Desenvolvimento Estratégico do Alto Minho, teve como objetivo fomentar nos alunos, em conjunto com os seus professores, a reflexão crítica e a projeção de um futuro desejável para a região através das várias formas de expressão artística: ilustração (pintura e desenho), escrita e audiovisual.

Destinado à participação coletiva (turma ou grupo de alunos) dos alunos dos estabelecimentos educativos públicos ou privados do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e das escolas profissionais, o concurso visa premiar os três primeiros classificados, em cada uma das seguintes categorias:

1. Desafio “Ilustração Alto Minho 2020” - destinado ao 1º ciclo, que premiará a turma vencedora com um cheque-brinde de 500 euros e uma visita à Quinta Pedagógica de Pentieiros, em Ponte de Lima, e a segunda e terceira classificadas com um cheque-brinde de 250 euros e 125 euros, respetivamente;
2. Desafio “Jornal Alto Minho 2020”, dirigido ao 2º e 3º ciclos e ensino profissional, que premiará a turma vencedora com um cheque-brinde de 500 euros, o desenvolvimento de uma atividade náutica na região do Alto Minho (surf, canoagem, ou rafting) e a publicação da sua primeira página no jornal Alto Minho, e a segunda e terceira classificadas com um cheque-brinde de 250 euros e 125 euros, respetivamente;
3. Desafio “Vídeo Alto Minho 2020”, para o ensino secundário e profissional, que premiará o grupo de alunos vencedor com um cheque-brinde de 500 euros e bilhetes para a edição de 2012 do Festival de Paredes de Coura, e o segundo e terceiro classificados com um cheque-brinde de 250 euros e 125 euros, respetivamente.

Neste sentido, foram rececionados 100 trabalhos, de um total de 29 escolas, que incidiram sobre temáticas que estão a ser trabalhadas no âmbito da estratégia “Alto Minho: Desafio 2020”, designadamente “Uma região competitiva”, “Uma região conectada”, “Uma região atrativa” e “Uma região resiliente”.

A cerimónia de entrega de prémios irá contar com a participação da Associação Cultural Comédias do Minho que animará toda a sessão. Além de uma exposição com todos os trabalhos dos alunos concorrentes, será ainda promovida uma intervenção cultural, por parte da Pinoteca, dos Maus Hábitos, do Porto, que consiste numa sessão de demonstração da construção instantânea de pins/crachás criativos, com motivos escolhidos pelos alunos.

De referir ainda que a seleção dos trabalhos vencedores, em cada uma das categorias do concurso escolar, foi realizada por um júri independente que, além de representantes da CIM Alto Minho, integrou os seguintes elementos: Hermano Passos, docente da Escola Superior Gallaecia; João Nunes, docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo; Teresa Magalhães, responsável pelo Programa das Indústrias Criativas, em representação da Bienal de Cerveira; Francisco Trabulo, docente na área artística, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (ESE); Márcio Fonseca da Silva, jornalista do jornal Alto Minho; e Gonçalo Maia Marques, docente da ESE.

O Concurso Escolar “Alto Minho 2020” conta com o apoio institucional da Escola Superior Gallaecia, da Caixa de Credito Agrícola, da EDP Distribuição - Energia, S.A. e da Europac Viana do Castelo. O Jornal de Notícias e o Jornal Alto Minho são os media partners da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”.