Ir para o conteúdo

"MULHERES NA FRONTEIRA: Ambiguidades e Proximidades"

2021-07-23
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” 15 de agosto em Melgaço com transmissão online


O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 15 de Agosto, em Melgaço – Castro Laboreiro -, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A 13.ª conferência, a realizar no Centro Cívico de Castro Laboreiro, em Melgaço, pelas 17H, subordinada ao tema Que histórias contar? Relatos de mulheres castrejas perante a incerteza patrimonial será proferida pelo Antropólogo e investigador integrado no ID+ - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Daniel Maciel, que atualmente colabora também como investigador no CRIA, da Universidade do Minho e da Associação de Produção e Animação Audiovisual AO NORTE, com a qual desenvolve uma pesquisa no âmbito do projeto Quem Somos Os Que Aqui Estamos? Castro Laboreiro e Lamas de Mouro. Esta conferência pretende revisitar Castro Laboreiro à luz das consequências trazidas pelo forte êxodo de homens para a emigração durante o século XX e que terá resultado num território castrejo largamente povoado, trabalhado e gerido por mulheres; um processo histórico que hoje é lembrado pela invocação de imagens e histórias que evocam ambiguidade e incerteza entre as castrejas que agora vivem em Castro Laboreiro e em cuja voz e experiência urge reconhecer autoria e autoridade. 

A conferência irá contar ainda com a participação de um reputado painel de investigadoras, constituído por Paula Godinho, antropóloga e docente no Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do Instituto de História Contemporânea, FCSH-NOVA e por Mariana Reis de Castro, Investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em História Contemporânea pela mesma faculdade e doutoranda em História com Bolsa de Doutoramento FCT. A Mesa Redonda será moderada por Natália Fernandes, Professora Auxiliar no Instituto de Educação do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho e que é natural de Castro Laboreiro.
Haverá no final um momento musical com Músicas Tradicionais do Minho. 

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. 
A participação nestas sessões é gratuita e poderá ter acesso a sua visualização através: https://www.facebook.com/municipiodemelgaco/
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi