Ir para o conteúdo

“Diálogos devocionais femininos – O culto à Senhora da Saúde de S. Lourenço de Touvedo”

2021-05-12
Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” dia 28 de maio em Ponte da Barca com transmissão online

A sexta conferência, a realizar em Ponte da Barca, às 21h, nos Átrios do Paço do Concelho, pelo antropólogo Pedro Pereira, subordinada ao tema Diálogos devocionais femininos – O culto à Senhora da Saúde de S. Lourenço de Touvedo, apresenta-se como um exercício de reflexão em torno das configurações devocionais presentes no culto à Senhora da Saúde de S. Lourenço de Touvedo (Ponte da Barca). Desde logo, inserindo esta invocação da Virgem na multifacetada e densa paisagem religiosa mariana em Portugal, mas também caracterizando particularmente as crenças, os discursos e as ações das mulheres no processo de culto à Senhora da Saúde. 

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído pelo antropólogo Pedro Pereira, professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e investigador no Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Carlos Lousada Subtil, Professor na Universidade Católica Portuguesa, desenvolvendo estudos na área de especialização em História e Filosofia da Enfermagem e José Carlos Loureiro, doutorado em Ciências da Educação e Professor no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. A mesa redonda será moderada pelo professor Luís Arezes. Esta será transmitida on-line através do link https://www.facebook.com/cmpbarca.

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar. 

Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho. A organização pretende, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências.

Segue-se ainda no mês de maio a conferência em Viana do Castelo, no dia 29, às 16h00; com o tema Sarah Affonso: No Minho há o sentido antigo das coisas. Em junho destaque para a oitava conferência a realizar em Vizela, no dia 5, às 15h30, com a seguinte temática Corte na Aldeia – ambiente literário e participação feminina no século XIX: Ana Amália Moreira de Sá, em Guimarães, no dia 19 de Junho, sábado, pelas 14h, no Paço dos Duques de Bragança, com o título D.ª Teresa e o governo da Terra portucalense (1112-1128), em Cabeceiras de Basto, no dia 25, sexta-feira, pelas 17H30, na Casa da Lã, sobre o tema O Minho nas Mãos das Mulheres de Bucos e ainda em Esposende, no dia 26, às 21h, com o título Entre a Terra e o Mar: as Mulheres, a Economia e o Ordenamento do Território.

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação dos Átrios do Paço do Concelho, por razões de segurança sanitária, solicitamos, que, na possibilidade de participação, a inscrição seja efetuada através do site www.minhoin.com, de forma a procedermos à respetiva reserva. As inscrições são limitadas assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do Covid_19.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi