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Minho IN encerra BTL 2018 com balanço positivo

2018-03-12


Procura turística do Minho tem crescido a um ritmo superior à do País e da Região do Norte, estimando-se um resultado histórico em 2017 com mais de um milhão de hóspedes


O Consórcio Minho IN faz um balanço positivo da sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que decorreu de 28 de fevereiro a 4 de março de 2018. Na base desta conclusão, está quer a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho, quer os dados divulgados da sua procura turística, os quais confirmam a afirmação, cada vez mais, do território como destino turístico à escala nacional e internacional.


O referido Consórcio – que constitui uma parceria singular a nível nacional, integrando, além das três Comunidades Intermunicipais do Minho (Alto Minho, Cávado e Ave, representando 24 municípios), associações de desenvolvimento local, instituições de ensino e mais de 820 empresas e 120 associações, tem como principal objetivo a valorização dos principais recursos endógenos do Minho em particular nas zonas de baixa densidade.

Apesar da captação do turista nacional ter sido apontada, desde a primeira hora, como o objetivo central da participação do Consórcio Minho IN na BTL 2018 (desde logo porque esta é a maior montra de turismo no panorama nacional), a verdade é que a feira permitiu, igualmente, explorar o mercado internacional, através do contacto de operadores turísticos e profissionais de viagens que se fizeram representar nesta mostra turística, aos quais o Consórcio Minho IN teve oportunidade de apresentar as potencialidades turísticas do Minho, destacando os seguintes produtos: “Natureza”, “Património & Cultura” e “Sabores”.


i) Na Natureza…
>> … o Minho integra no seu território marcado pela excelência ambiental, o único Parque Nacional do País – Parque Nacional da Peneda Gerês e a Reserva Mundial da Biosfera;
>> … o Minho tem 51,5km de costa litoral e é atravessado pelos principais rios Minho, Lima, Cávado e Ave, possibilitando a prática de um vasto conjunto de atividades náuticas e de natureza, abrangendo, por exemplo, surf, kitesurf, canoagem, vela, bttt, caminhadas,…


ii) No Património & Cultura
>> … o Minho tem mais de 100 monumentos nacionais classificados, uma forte marca identitária da Região onde nasceu Portugal, ou seja, sensivelmente os mesmos monumentos nacionais classificados que a Área Metropolitana de Lisboa e cerca do dobro de monumentos nacionais classificados que a Área Metropolitana do Porto;
>>… no Minho encontram-se 3 das 14 aldeias portuguesas selecionadas como finalistas do concurso “Aldeias – 7 Maravilhas de Portugal”.

 

iii) Nos Sabores
>> … o Minho tem uma tradição enogastronómica baseada quer nos seus vinhos verdes de excelência, quer em múltiplos pratos confecionados a partir dos principais recursos do território;
>>… o Minho tem 16 restaurantes referenciados no guia Michelin 2018.


A participação neste certame pretendeu assim marcar uma nova etapa de desenvolvimento no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho INovação 2018-2020. Esta estratégia irá permitir mobilizar mais de 12,4 milhões de investimento em projetos âncora, nomeadamente nas Artes e Produtos Tradicionais; Aldeias; Enogastronomia e Turismo Náutica/Natureza, tendo como principal objetivo mobilizar uma dinâmica junto de iniciativas empresariais superior a 25 milhões de euros.


De referir que, no período de programação anterior 2007-2013, a Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN permitiu mobilizar cerca de 14 milhões de euros em investimento público e associativo, com particular destaque para a Saúde e Bem-estar (termas); Enoturismo (vinhos verdes); Gastronomia; Artes e Produtos Tradicionais; Golfe; Turismo de Natureza e Aldeias, Solares e Jardins, dando origem a um efeito multiplicador do investimento público sobre o investimento de caráter empresarial de 1,66.
No momento alto desta participação - dia 1 de março, dia dedicado ao Minho – o Consórcio Minho IN assinalou igualmente que, de acordo com últimos dados recentemente divulgados no Anuário do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Minho apresentou entre 2015 e 2016 um ritmo de crescimento dos indicadores de procura turística superior ao registado a nível regional e nacional, com um aumento de 14,5% no número de hóspedes, de 15,9% nas dormidas e de 19,8% nos proveitos de alojamento. Deste modo, em 2016 o Minho acolheu mais de 950 mil hóspedes (dos quais 1/3 eram estrangeiros) e 1,7 milhões de dormidas, perspetivando-se assim que em 2017 tenha sido ultrapassada a meta histórica do 1 milhão de hóspedes.


Neste dia, o Consórcio Minho IN apresentou ainda o vídeo “Minho Road Trip - Discovering the Minho's cultural heritage”, que pode ser visualizado na página do Facebook do Consórcio em: https://www.facebook.com/161668190609312/videos/1446652968777488/ e no You Tube em: https://youtu.be/3r5d89HUQqU. Este vídeo veio integrar a campanha audiovisual “Amar o Minho”, cujo conjunto de vídeos conta já com cerca de 5 milhões de visualizações, bem como com uma Menção Especial no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul e o Prémio Especial do Festival Art&Tur na Categoria do“Melhor Filme da Região Porto e Norte”.


Por outro lado, importa salientar o impacto da promoção de grandes eventos do Minho como a Semana Santa, Braga Romana, Braga Barroca, Capital Europeia do Desporto e São João de Braga; a Festa das Cruzes, de Barcelos; a promoção de eventos desportivos como o “TransCávado” de Esposende; apresentação da empresa IN Mountain, de Ponte de Lima; e de projetos relacionados com Turismo de Natureza, de Guimarães; a promoção da enogastronomia do Minho, através do showcooking do Restaurante Abrigo de Taboão, de Paredes de Coura e do showcooking da Confraria do Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima, de “Março com Sabores do mar” de Esposende e da degustação de licores “Cantares de Portugal” e Gin Tinto, de Valença; Ações de animação como “Bordar o Amor”, de Vila Verde; demonstração de filigrana ao vivo, da Póvoa de Lanhoso; “O Crochet sai à rua… em Cerveira”, de Vila Nova de Cerveira; Rusga da Romaria de S. Bartolomeu, de Ponte da Barca; da atuação da Branda de gaiteiros do Zé Pedro – Associação Musical e do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima.


Ainda durante os 5 dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias através do momento “Minho IN Happy Hour”, refletindo a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais. De salientar que, também a área reservada para negócios, do stand Minho IN, foi palco de diversas reuniões nas quais participaram alguns empresários que marcaram presença neste certame, permitindo-lhes contactar com agentes nacionais e internacionais. A localização privilegiada que o stand Minho IN ocupou, bem como o seu layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público, tendo mobilizado uma procura significativa quer no âmbito do vasto programa de animação quer das exposições permanentes de artesanato.


Em síntese, a participação do Consórcio Minho IN na BTL 2018 – que contou com o apoio do PO Norte 2020 - permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a excelente colaboração dos 24 municípios, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que atuam no território.

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