Agroalimentar & Gastronomia em Debate: Desafios & Oportunidades 2014-2020

2015-11-24

“Valorização dos Recursos Endógenos – Agroalimentar & Gastronomia: Desafios & Oportunidades 2014-2020” é o tema do seminário que se irá realizar no próximo dia 25 de novembro, na Villa Moraes, em Ponte de Lima.

Este evento pretende aprofundar o debate sobre o potencial dos recursos endógenos – em particular, do Agroalimentar e da Gastronomia - enquanto instrumento de valorização económica das economias locais (particularmente em espaços de baixa densidade), através da apresentação de diversas experiências quer do lado português, quer do lado espanhol.

Com base no documento “Avaliação do Nível de Satisfação dos Turistas da Região Norte: Sub-região do Minho: Resultados Globais”, a Gastronomia, a par da paisagem e da natureza, é uma das duas atrações mais valorizadas pelos turistas que visitam o Minho.

O seminário que irá decorrer durante todo do dia, integra três painéis temáticos, designadamente “Regiões Europeias da Gastronomia 2016: Apresentação dos Principais Objetivos e Ações Âncora”, “Territórios & Gastronomia: Experiências Regionais” e “Territórios & Produtos Locais: Experiências Regionais”. Nestes painéis irão intervir um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente Carlos Fernandes, Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Blanca Cros i Moll, Chefe de Programas Europeus e Relações Internacionais da Agencia Catalana de Turismo; Marta Fernández, Diretora do Centro Superior de Hostelería de Galicia ; Benigno Garrido Marcos, Técnico de la Fundación Siglo; Adília Cabral, Vice-presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra; António Condé Pinto, Presidente do Executivo da APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; Severino Alvarez Monteserín, Secretario Geral da AGADER; Elisabeth Kastenholz, Universidade de Aveiro; Ana Paula Xavier, Coordenadora Técnica da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho (ADRIMINHO); Júlio César Lopes, Professor Adjunto da ESA/IPVC; Ondina Afonso, Diretora Executiva da Portugal Foods e José Paulo Queiroz, Consultor Externo Minho IN. Estes diferentes painéis serão moderados por Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN e por Adelino Bernardo, Diretor Regional Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Destaque para a presença, na sessão de abertura, do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, José Maria Costa; do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Ave, Manuel Baptista e do Vereador da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Paulo Barreiro de Sousa.