Ir para o conteúdo

O Minho e Catalunha são as Regiões Europeias da Gastronomia 2016

2015-07-03

Numa cerimónia que decorreu ontem, 2 de Julho, em La Pedrera, Barcelona, teve lugar a Cerimónia de Entrega do Prémio Região Europeia da Gastronomia 2016 ao Minho e à Catalunha.

Este importante prémio foi atribuído na sequência de uma candidatura dinamizada pelo Consórcio MINHO IN que integra os vinte e quatros Municípios do Minho, representados pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, do Ave e do Cávado.

Para receber o prémio estiveram presentes nesta cerimónia o Sr. Eng.º Vitor Mendes, Presidente da CM de Ponte de Lima e Vice-Presidente da CIM Alto Minho, o Sr. Manuel Baptista, Presidente da CM Póvoa de Lanhoso e da CIM Ave, o Dr. António Barroso, em representação do Sr. Presidente da CM Braga e Presidente CIM Cávado e o Eng.º Francisco de Calheiros, Coordenador do Minho IN.

Em representação da Generalitat da Catalunha, receberam o Prémio o Conselheiro de Empresa e Ocupação, Felip Puig, acompanhado do Secretário Geral do Departamento de Agricultura, Pesca e Alimentação, Josep Maria Elorduy i Vidal.

O Prémio Região Europeia da Gastronomia tem por objetivo contribuir para uma melhor qualidade de vida ao realçar as diferentes culturas e tradições gastronómicas europeias, através da promoção da educação para a a saúde, da sustentabilidade e da inovação gastronómica.

Para além do Minho e da Catalunha, vencedoras do Prémio Região Europeia da Gastronomia 2016, apresentaram-se a concurso várias regiões europeias: Marselha, Provença / França; North East Brabant / Holanda; Aarhus, na Dinamarca; Riga, na Liutânia; Lombardia, em Itália; Malta; e Sibiu, na Roménia.

Em resultado da atribuição do Prémio da Região Europeia da Gastronomia será levado a cabo no Minho, durante durante todo o ano de 2016, um intenso programa de atividades em torno da Gastronomia que integrará ações na área da investigação e formação, da promoção, da cultura e do desenvolvimento económico.

A designação do Minho como Região Europeia da Gastronomia constitui um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser feito em prol da qualificação da gastronomia pelo Consórcio Minho IN mas, sobretudo, uma oportunidade para estruturar e promover a cultura gastronómica do Minho e os produtos agroalimentares de grande qualidade produzidos no Minho.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi