Minho IN marca presença na BTL 2015

2015-02-18

Mais um passo para reforçar o potencial turístico do Minho

O Consórcio Minho IN vai estar presente de 25 fevereiro a 1 de março na BTL 2015 – Feira Internacional de Turismo, no Parque das Nações, em Lisboa, contando para o efeito com um stand próprio, no espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Aproximar o potencial turístico do território do Minho – natural, patrimonial, cultural, gastronómico – aos mercados e agentes do sector turístico, é um dos principais objetivos desta presença, permitindo assim incentivar a atração de novos turistas e visitantes, fundamentais para alavancar o desenvolvimento e o crescimento desta região.

No espaço Minho IN serão destacados os principais fatores que identificam e distinguem este território, numa lógica de afirmação desta região como destino turístico de qualidade. Pretende-se, assim, obter escala e dimensão a partir da promoção e divulgação das complementaridades que os vários municípios apresentam e identificar fatores que contribuam para o aumento da competitividade das empresas e da qualificação dos empresários locais.

Esta participação, que conta com o apoio do ON.2 - O Novo Norte, vem responder ao definido na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN, que elegeu o turismo como um sector estratégico para o desenvolvimento do território Minho. Foram selecionados como prioridades os seguintes produtos: turismo de natureza; gastronomia e saúde e bem-estar (termas); enoturismo; aldeias, solares e jardins; artes e produtos tradicionais; golfe. O Minho IN pretende, assim, com esta presença na BTL 2015 reforçar o potencial turístico do Minho, associando-se também ao Programa de Hosted Buyers, uma parceria com o Turismo de Portugal, a TAP Portugal e com a colaboração de outras entidades. Este programa tem como principal objetivo a promoção externa do destino Portugal - neste caso concreto do território Minho, funcionando através do agendamento de reuniões entre as empresas nacionais expositoras na BTL e os compradores estrangeiros convidados pela organização.

Destaque, ainda, para o momento alto desta participação, o dia 26 de fevereiro, pelas 16h00, dia dedicado ao Minho. Neste sentido, o Consórcio Minho IN convida todos os interessados a estar presente na apresentação da marca “Amar o Minho” e “PROVERE Minho IN: Balanço 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020”.

No âmbito da sua participação, no mais importante certame turístico a nível nacional, o Minho IN irá dinamizar o seu espaço (ver programação), através de um vasto programa de animação promovido em parceria com os 24 municípios do Minho que integra, nomeadamente:
-> A promoção de grandes eventos do Minho - como Braga Romana - Reviver Bracara Augusta, de Braga, a XVIII Bienal de Cerveira, o Festival de Folk Celta, de Ponte da Barca, ou as Festas de São João de Braga;
-> A promoção da enogastronomia do Minho, através de showcooking, degustação de produtos e prova de vinhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto;
-> A promoção de recursos naturais (rio Vizela); do Turismo de Natureza (Mondim de Basto), de artesanato regional (workshop “Lenço dos Namorados. Escritas de amor”) e do património gastronómico e cultural (Famalicão);
-> Ações de animação que vão desde a mascote do Galo de Barcelos até aos tradicionais ranchos folclóricos (Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima).

Todos os dias da feira, entre as 16h30 e as 17h30, haverá também um momento, “Minho IN Happy Hour”, envolvendo uma degustação de produtos do Minho acompanhada de provas de vinho verde da região, numa ação de promoção inserida no projeto PROVE MINHO IN.

Para mais informações consulte o nosso site www.minhoin.com ou siga-nos através do Facebook.

Programa de Animação BTL 2015
25 de fevereiro a 1 de março de 2015

Dia 25 de fevereiro, quarta-feira
• 13h00/15h00 – Braga - Promoção da Gastronomia e Doçaria Regional
• 14h00 às 16h00 - Vila Verde – Workshop “Lenço dos Namorados. Escritas de amor”
• 15h00/19h00 – Braga - Promoção do Evento Braga Romana - reviver Bracara Augusta
• 15h00/20h00 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo
• 17h30 - “Minho IN Happy Hour” (degustação de produtos locais)

Dia 26 de fevereiro, quinta-feira
• 10h00/13h00 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo
• 14h00 – Amares - Prova de Vinhos Verdes de Amares, acompanhada por uma degustação de doces com base de laranja de Amares
• 16h00 – Dia do Minho - Apresentação da marca “Amar o Minho”e( ii) Apresentação “PROVERE Minho IN: Balanço 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020”
• 15h00/20h00 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo

Dia 27 de fevereiro, sexta-feira
• 10h00/13h00 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo
• 13h00 – Póvoa do Lanhoso - Demonstração Gastronómica (showcooking) – Cabrito à S. José + apresentação de doce regional
• 14h00 – Vila Nova de Cerveira - Promoção da XVIII Bienal de Cerveira
(Sorteio de 1 serigrafia/gravura da Fundação Bienal de Cerveira, através do pré-registo num portátil no próprio local das 14h00 às 18h00, sendo sorteada às 18h00 e obrigatoriamente reclamada até às 19h00 para ser entregue no local pelo Presidente da Fundação Bienal de Cerveira)
• 14h30 – Vizela - Apresentação do recurso natural de Vizela – Rio Vizela.
• 15h00/20h00 - Animação com a mascote do Galo
• 21h00/22h30 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo

Dia 28 de fevereiro, sábado
• 12h00/20h00 – Barcelos - Animação com a mascote do Galo