Domingo 20 de Setembro, 2020
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Notícias



Captação, retorno e fixação de pessoas em tempos de COVID-19: CIM Alto Minho organiza webinar a 16 de setembro sobre estratégias e experiências nacionais e internacionais


“Captação, Retorno e Fixação de Pessoas em tempos de COVID-19: Balanço & Propostas de Ação 2020 - 2030” é o tema do webinar que a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 16 de setembro, a partir das 09h30, em direto, a partir da plataforma Webex. 

A CIM Alto Minho considera ser fundamental estimular o debate sobre estas questões, que se tornaram ainda mais relevantes em tempos da pandemia COVID-19, no sentido de analisar estratégias e experiências de captação, retorno e fixação de pessoas, ajudando por essa via a identificar propostas para o ciclo de programação 2020-2030.

Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior, participará na sessão de abertura, a qual contará igualmente com a presença de José Maria Costa, presidente da CIM Alto Minho; Ricardo Rio, presidente da CIM Cávado; Rosendo Fernández, do INORDE - Instituto Orensano de Desarrollo Económico; e Carlos Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O encerramento do evento cabe a Júlio Pereira, primeiro secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM Alto Minho.

O primeiro painel será dedicado à “Captação, Retorno e Fixação de Pessoas: Enquadramento, Estratégias Europeias e Nacionais”, seguindo-se mais dois painéis, onde se abordarão estratégias e experiências territoriais nesta temática. Para estes painéis está já confirmada a participação dos seguintes oradores: Joaquim Oliveira Martins, diretor-adjunto da OCDE - Centre for Entrepreneurship, SMEs, Regions and Cities; Paulo Conceição, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; Paula Santos, da Autoridade de Gestão do PO Norte 2020; Fernando Cabodeira, investigador do CECS da Universidade do Minho; Fernando Belezas, coordenador da Rural Move; Orlando Rodrigues presidente do Instituto Politécnico de Bragança - Gabinete de Promoção do Empreendedorismo; e Paulo Fernandes, presidente Município do Fundão - Centro de Negócios e Serviços Partilhados.

Da parte de tarde haverá ainda um plenário/ mesa redonda, onde serão apresentadas algumas experiências locais relacionadas com a captação, retorno e fixação de pessoas, nomeadamente pela empresa Dinamo 10 - Creative Business Habitat, pela InCubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras, por André Araújo, ilustrador de BD (Marvel), e por Rami El-Zein, da empresa EasyHike, além das principais conclusões.

A moderação dos diversos painéis do webinar será da responsabilidade de Maria João Rauch, consultora em políticas públicas - Perito URBACT; Ana Paula Xavier, presidente da Minha Terra - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; Francisco Calheiros, da ADRIL/ TURIHAB; e Joana Santos, docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 

Este webinar insere-se no projeto de cooperação transfronteiriça CTC - Comunidade Territorial de Cooperação Límia-Lima-Cávado, aprovado no âmbito do INTERREG VA, que integra como parceiros a CIM Alto Minho, a CIM Cávado e o INORDE, tendo por objetivo o desenvolvimento de um conjunto de atividades que pretendem consolidar as estratégias transfronteiriças de cooperação entre os diversos atores que operam no território, impulsionando processos de abordagem, encontros e cooperação entre os diversos parceiros, de forma a consolidar uma maior integração transfronteiriça. 

É necessária a inscrição prévia no webinar, a qual pode ser concretizada através da página http://www.cim-altominho.pt/gca/index.php?id=1507. O programa completo da sessão, assim como o link para acesso estão também disponíveis no site da CIM Alto Minho. A participação, realizada por videoconferência, pode ser efetuada através de computador ou de dispositivos móveis.


Os nossos sites