Ir para o conteúdo

Minho IN promove conferência internacional sobre o Caminho Português de Santiago

2014-09-25

“O Caminho Português de Santiago: Novas Perspetivas 2014-2020” é o tema da conferência internacional que o Consórcio Minho IN, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), vai realizar no próximo dia 30 de setembro, a partir das 14h00, na Villa Moraes, em Ponte de Lima.


Este evento pretende aprofundar o debate sobre o potencial cultural e turístico do Caminho Português de Santiago, enquanto instrumento de valorização económica das economias locais (particularmente em espaços de baixa densidade), através da apresentação de diversas experiências quer do lado português, quer do lado galego.


A conferência que irá decorrer durante a parte da tarde, será integrada por 2 painéis temáticos, designadamente “O Caminho, Itinerário Cultural e Cooperação” e “O Caminho Português de Santiago”. Nestes painéis intervirá um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros, nomeadamente, Maria Geraldes, Diretora do AECT Galiza Norte de Portugal; Rafael Sánchez, Diretor Geral do Xacobeo; Segundo Pérez, Deán da Catedral de Santiago de Compostela; Sofia Ferreira, em representação do Turismo Porto e Norte de Portugal; Carlos Brochado de Almeida, da Universidade do Porto; Celestino Lores Rosal, em representação dos Amigos do Caminho Portugués; João Abreu Lima, Presidente da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago. Estes diferentes painéis serão moderados por Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos (em representação da Comunidade Intermunicipal do Cávado) e Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães (em representação da Comunidade Intermunicipal do Ave). Destaque para a presença, na sessão de abertura, do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Victor Mendes; do Vice-Presidente da CCDR-N, Álvaro Carvalho, e do Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN, Francisco Calheiros. Por seu lado, no encerramento estarão presentes Paulo Cunha e Silva, da direção municipal de Cultura da Câmara do Porto; Augustín Hernández, Alcaide de Santiago de Compostela; José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do Consórcio Minho IN e Vânia Barros, Subsecretária de Estado Adjunta do Vice-Primeiro Ministro.

Durante esta iniciativa será apresentado o “Códice Calixtino en los Caminos a Santiago”, por Cândido Pazos e haverá ainda uma exposição de aguarela sobre o “Caminho Português de Santiago” que estará a cargo do pintor, Carlos Basto.


Esta conferência surge na sequência da participação, do Consórcio Minho IN, nos OPEN DAYS 2014 – Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas. Os OPEN DAYS são uma iniciativa do Comité das Regiões da União Europeia (UE) e da DG REGIO da Comissão Europeia e constituem o mais importante evento europeu de periodicidade anual dirigido às regiões e autarquias locais, reunindo milhares de decisores políticos e especialistas para debater e analisar o futuro da Política de Coesão da UE. Tal como no ano anterior, o Consórcio Minho IN associa-se aos OPEN DAYS – que irão decorrer de 6 a 9 de outubro - através da organização de um workshop – conjuntamente com a CCDR-N; Região Veneto; Istria, Oposlskie; Kujawsko-Pomorskie; Galiza; Sterea Ellada; Sarajevo; Lazio e Languedoc-Roussillon – que será levado a cabo no dia 8 de outubro, às 09h00, na Fundación Galicia Europa, em Bruxelas, sob a temática “Europa das Tradições – uma ligação através dos itinerários”.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi