Minho IN promove reuniões sobre projecto âncora "Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade"

2010-05-07

Tendo em conta que a região do Minho continua confrontada com desafios exigentes no que respeita à Inovação, Competitividade, Produtividade, Sustentabilidade e Reconversão dos Sectores Tradicionais com consequências directas no que se refere ao crescimento e à modernização, torna-se fundamental a criação de mecanismos de apoio ao empreendedorismo, dado que tais mecanismos têm repercussões na criação do próprio emprego e no desenvolvimento económico e social deste território.

Neste sentido, e na perspectiva de dar início à estruturação do projecto âncora Competitividade e Empreendedorismo em Baixa Densidade, inserido no PROVERE Minho IN, decorreram duas reuniões no dia 7 e 10 de Maio - a primeira no auditório da Casa da Botica, na Póvoa do Lanhoso e a segunda na sede da Comunidade Intermunicipal do Ave (CIM do Ave), em Guimarães – com o objectivo de identificar um conjunto de acções que possam servir de guião para os trabalhos de preparação de uma candidatura a apresentar, até ao dia 16 de Julho, ao Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos – ECC PROVERE, do ON.2.

Assim, nesta reunião onde estiveram presentes as principais entidades que no Minho se dedicam à promoção da criatividade, do empreendedorismo e a fazer o interface entre os centros produtores de conhecimento e as micros e pequenas empresas instaladas no território Minho IN, designadamente BIC Minho, In.Cubo, IEMinho, Ideia Atlântico, Spin Park, ADRAVE e representantes das Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave ficou decidido que essas acções concertadas e conjuntas podem passar pela criação de um roadmap que vise a criação de uma rede regional de apoio ao empreendedorismo e à competitividade na baixa densidade alicerçada em boas práticas internacionais, mas contextualizadas no Minho; pela promoção da Cooperação Empresarial e Institucional no Minho Rural; pelo apoio técnico à criação de novas empresas quer ao nível da realização de planos de negócios, assessoria na legalização; pelo apoio à incubação, entre outras. Contudo, neste reunião, dinamizada pela CIM do Ave, ficou claro que actualmente já não é suficiente apoiar somente e empreendedorismo inovador, torna-se, pois, vital apoiar as empresas existentes aportando-lhes apoio técnico que permita incrementar a inovação nas diversas vertentes da organização.