Alto Minho FEAST Hackathon promove alimentação saudável e sustentável

2023-07-13
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) realizaram ontem, dia 12 de julho, a atividade "Alto Minho FEAST Hackathon - Alimentação saudável e sustentável", no âmbito do projeto FEAST (Food systems that support transitions to hEalthy And Sustainable dieTs). O evento contou com a participação de 22 alunos, com idades entre os 9 e os 10 anos, da Academia Júnior, uma iniciativa conjunta do IPVC e do Município de Viana do Castelo.

A atividade incluiu uma visita às instalações da Doca Pesca, seguida de uma palestra sobre alimentação ministrada pela nutricionista do Município de Viana do Castelo, Rayana Oliveira. Os participantes foram também desafiados a realizar atividades lúdicas e pedagógicas relacionadas com a alimentação, com enfoque na transição para uma dieta mais saudável e sustentável, com benefícios nas áreas social, ambiental e económica.

Durante o Hackathon, os alunos exploraram as diferenças entre uma alimentação apenas saudável, apenas sustentável e uma alimentação que é simultaneamente saudável e sustentável. Também participaram no desafio "Crazy8", que estimulou o pensamento crítico e a imaginação, incentivando-os a identificar as principais barreiras para uma alimentação mais saudável e sustentável nas cantinas escolares do Alto Minho e a propor soluções para superá-las.

O projeto FEAST é apoiado pelo programa Horizonte Europa Pilar II - Cluster 6: Alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente. É liderado pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e conta com a participação de 36 entidades europeias, incluindo instituições públicas, empresas, universidades e atores políticos. O projeto destaca-se como uma iniciativa científica inovadora de elevada qualidade internacional.