Terça-feira 31 de Janeiro, 2023
De 9 de janeiro a 16 de março de 2023. Programa e inscrições.
25 de fevereiro, no Parque Ecológico de de Viana do Castelo. Inscreva-se.
Dia 1 de fevereiro, em Arcos de Valdevez. Programa e inscrições aqui.
Veja aqui mais informação.

Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo realizou workshops de fotografia em conjunto com a CIM Alto Minho
2023-01-24

A Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC), no âmbito do projeto da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) - “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, promoveu, nos últimos meses, workshops de fotografia que envolveram pessoas com deficiência motora, cuidadores/ famílias e outros elementos-chave da comunidade dos dez concelhos do Alto Minho.

“Fotografar no Alto Minho – Os Direitos das Pessoas com Deficiência” foi o nome desta iniciativa, que teve como objetivo capacitar os participantes para a utilização da imagem fotográfica enquanto ferramenta de expressão dos seus sentimentos e da forma como veem o cumprimento dos seus direitos. Estes workshops incluíram uma componente prática, que, a partir do próximo mês de março, dará lugar a uma exposição pública em regime de itinerância por todos os concelhos do Alto Minho. O Município de Viana do Castelo será o primeiro a acolher esta exposição, nos Antigos Paços do Concelho.

Como corolário do projeto, perspetiva-se também o lançamento de um manual/ livro que terá como finalidade continuar com a divulgação desta problemática e sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência, devendo ser utilizado como manual de boas práticas na divulgação e sensibilização, sobretudo, nas escolas.

Refira-se que o projeto “Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos” é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), cofinanciada pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, que visa, essencialmente, a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, de forma a tornar as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.