Seminário Final do Projeto SCHOOL4ALL discute perspetivas e abordagens para o futuro da educação no Alto Minho

2023-06-23
Está a decorrer hoje, dia 23 de junho, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o seminário final do projeto School4All, intitulado "Do PIICIE 2020 ao PIPSE 2030 - Alto Minho, Um Território Educador", no qual estão a ser abordadas diferentes perspetivas no domínio da educação, para preparar a continuidade do projeto, com outra maturidade, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, que estará em vigor até 2030.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, que destacou os projetos municipais realizados e em curso na área da educação e em áreas complementares, enfatizando o impacto positivo que têm tido nos resultados alcançados.

O diretor-geral da DGEstE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares), João Miguel Gonçalves, salientou a iminência de mudanças radicais em todos os níveis, em particular na área da educação. Questionou a capacidade de utilizar essas transformações para derrubar barreiras na educação, renovando os conceitos de pedagogia e didática. Concluiu a sua intervenção desafiando todos os presentes a contribuírem para um mapa que conduza a um maior sucesso educativo no Alto Minho e em Portugal.

Paula Santos, secretária técnica do Programa Operacional Regional do Norte 2030 da CCDRN (Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte), fez um balanço dos investimentos realizados na região Norte de Portugal no âmbito do PO NORTE 2020/FSE, totalizando 50 milhões de euros. No entanto, no seu entender, há ainda muito a fazer para que os alunos construam percursos escolares de qualidade, mencionando a intenção futura de concentrar as intervenções em ações mais seletivas destinadas a públicos prioritários.

Tiago Brandão, presidente da Comissão Parlamentar de Ambiente e Energia e ex-ministro da Educação (2015-2022), moderou o primeiro painel do seminário, com o tema "Territorialização das Políticas Educativas". Durante a sua intervenção, referiu que o Alto Minho tem sido um território exemplar no que diz respeito às taxas de abandono escolar, registando apenas 0,1% em comparação com a média nacional de 5,9% em 2021.

Destacou ainda dois projetos portugueses que acabam de ser aprovados: a transformação do antigo matadouro municipal de Viana do Castelo num centro de ciência, tecnologia e arte, com um financiamento de cinco milhões de euros, sendo o único projecto português aprovado no âmbito do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde; e o Native Scientists, que reúne crianças e cientistas de comunidades imigrantes, com um prémio de 30 milhões de euros.

De registar também, durante o período da manhã, as intervenções de Ariana Cosme, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sobre "Práticas e Inovação Pedagógica”, e de Maria Luisa Oliveira, coordenadora da Academia do Plano Nacional das Artes, que trouxe reflexões sobre Educação, Cultura, Arte e Património. Pedro Abrantes, docente na Universidade Aberta e professor convidado no ISCTE, participou remotamente com uma intervenção sobre "Educação, Cidadania e Comunidade – Múltiplos Sucessos Educativos”.