Reunião em Melgaço discute estratégias nacionais para o ambiente e ação climática

2023-05-09
Realiza-se amanhã, dia 10 de maio, em Melgaço, uma reunião de trabalho promovida pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), para discutir estratégias nacionais para a energia, resíduos, água e economia circular.

O encontro terá início às 17h00, no Hotel Castrum Villae, e contará com a presença dos presidentes dos municípios do Alto Minho; do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro; do secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires; do administrador do Grupo Águas de Portugal, Pedro Vaz; do presidente das Águas do Alto Minho, Fernando Coutinho Vasconcelos; do presidente das Águas do Norte, José Luis Vale, do administrador-delegado da RESULIMA e ValorMinho, Miguel Ferreira; da vice-presidente da CCDRN, Célia Ramos; e do representante da AG do Norte 2030. A reunião contará também com a participação online da secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, e de representantes da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e da REN - Redes Energéticas Nacionais.

A agenda da reunião prevê a discussão de diversos pontos, como a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade, incluindo a Linha Ponte de Lima - Fontefria e o troço português a 400Kv; o Plano de Ação para a Economia Circular, em particular financiamentos e usos racional e eficiente dos recursos; o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), metas e desafios intermunicipais e locais; e o Ciclo Urbano da Água. O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, irá apresentar as oportunidades de financiamento disponíveis através do Fundo Ambiental.

O evento é de extrema importância para a região do Alto Minho, na medida em que, entre outros assuntos, serão apresentadas estratégias para a gestão eficiente dos recursos hídricos e para a implementação de medidas preventivas que possam minimizar os impactos da seca, e abordadas as possibilidades de cooperação interinstitucional. O debate sobre esse tema é fundamental para garantir a segurança hídrica da região e para promover o desenvolvimento sustentável no contexto das mudanças climáticas.

Com a presença de representantes do governo e de entidades e instituições regionais ligadas a diferentes temáticas, a reunião em Melgaço promete ser um importante espaço de diálogo e articulação para a definição de políticas públicas que possam contribuir para o fortalecimento da economia e para a proteção do meio ambiente na região.