Encontros literários em Valença, Arcos de Valdevez e Caminha

2022-04-19
Valença, Arcos de Valdevez e Caminha acolhem, respetivamente, nos próximos dias 21, 22 e 23 de abril, os "Encontros Literários do Alto Minho: As palavras que nos unem”, uma iniciativa com uma programação em multiformatos e que vai reunir alguns dos maiores nomes da literatura contemporânea portuguesa. A organização é da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com a RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho.

Para assegurar a efetiva participação de todos os públicos, as sessões terão suportes informativos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e com audiodescrição e a tradução simultânea em língua gestual. As bibliotecas municipais disponibilizam as suas instalações e outros espaços dos municípios para a realização destes encontros, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico à participação.
O programa inicia-se no dia 21, quinta-feira, em Valença, com três momentos distintos a decorrer na Biblioteca Municipal: o primeiro, às 10h30, vai juntar à conversa a escritora Isabel Rio Novo e alunos do ensino secundário. Isabel Rio Novo falará da sua experiência no ensino da Literatura, escrita de literatura biográfica e ficção, integrando elementos de outras disciplinas, como a História de Arte. O segundo momento acontece às 15h00, com a participação do Clube de Leitura "Chá com Palavras”; e o terceiro, às 21h00, com Isabel Rio Novo e Paulo Moura, dois autores cuja escrita assenta numa utilização sábia da linguagem, com toda a sua flexibilidade e variedade. Isabel é herdeira de um certo romantismo (patente na evocação do sanatório do Caramulo ou da Paris do século XIX) e irá contar quem foi Agustina Bessa-Luís; Paulo percorreu muitos quilómetros, aquém e além-fronteiras e traz um retrato impressionante sobre a Ásia contemporânea.

No dia seguinte, sexta (dia 22), a iniciativa continua em Arcos de Valdevez, às 10h30, na Casa das Artes/ Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, com Tiago Salazar, autor de vários volumes resultantes da visita às mais distantes geografias, o qual fará uma abordagem à literatura de viagens, com alguns exemplos que, para todos os jovens (e não só), serão uma descoberta. Depois, às 21h30, no Centro Interpretativo do Barroco, a Universidade do Saber de Arcos de Valdevez e o Centro de Atividades Ocupacionais da Santa Casa da Misericórdia farão uma encenação e intervenção, seguindo-se uma sessão com Rui Cardoso Martins e Tiago Salazar. Ambos sabem o que é uma redação de jornal, o que é uma viagem em reportagem; ambos têm a verve afiada quando se trata de analisar a sociedade. Rui escreveu inúmeras crónicas sobre sessões de tribunal e arriscou um romance protagonizado por um cego. Tiago conduz um Tuk Tuk em Lisboa, depois de conhecer os quatro cantos do globo.

Caminha encerra no sábado (dia 23) estes encontros literários com três momentos que terão lugar na Biblioteca Municipal. Às 10h30, com Sílvia Alves, professora, contadora de histórias, dedicada à literatura para a infância e juventude, e Paulo Freixinho, um dos mais profícuos criadores de Palavras Cruzadas, presente em diversos jornais e revistas, num encontro com um público juvenil, onde irão ser feitos exercícios de cruciverbalismo e narradas algumas histórias. Os dois escritores irão juntar-se às 15h30, à Academia Sénior de Caminha, para um momento de interação. Às 17h30, é a vez de Manuel Jorge Marmelo e Manuella Bezerra de Melo se juntarem para uma conversa, que incluirá o visionamento de vídeos de alguns dos poetas da antologia Vai Para a Tua Terra. Marmelo, jornalista (um dos fundadores do Público), escritor premiado e destacado, tem utilizado os seus romances mais recentes para introduzir alguns temas pertinentes e o combate a algumas formas de exclusão. A migração, está no centro dessas atenções. Manuella, com um percurso ligado à Literatura e Comunicação, tem ocupado uma posição bem visível no que toca à defesa dos Direitos Humanos. O passo mais recente, foi a criação da antologia Volta Pra Tua Terra, preenchida com poesia de diversos autores, de diferentes geografias, imigrantes em Portugal.

João Morales fará a moderação de todas as sessões. Os "Encontros Literários do Alto Minho – As Palavras que nos Unem” prosseguem no dia 29, em Ponte de Lima, e no dia 30, em Vila Nova de Cerveira. Os livros dos autores que integram a iniciativa encontram-se disponíveis para empréstimo em todas as bibliotecas municipais e, em formato acessível para pessoas com necessidades especiais, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.
Em outubro terá lugar a segunda etapa desta edição, abrangendo os restantes concelhos do Alto Minho (Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura), cuja programação será, a seu tempo, divulgada.

Esta iniciativa insere-se no projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos”, que está a ser desenvolvido pela CIM Alto Minho e cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu. Este projeto tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.