“É NATAL OU É NA TAL?” é o tema da próxima sessão do Clube de Leitura Online da RIBAM marcada para 10 de dezembro

2021-12-07
A RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho realiza no próximo dia 10 de dezembro, a partir das 15h00, mais uma sessão do Clube de Leitura Online, desta vez dedicada à temática "É NATAL OU É NA TAL?”, que será conduzida pelo jornalista João Morales.

NA TAL data que todos bem sabemos, o mundo transfigura-se, engalana-se, aprimora-se. É NA TAL, não em outra, que todos somos irmãos e o amor governa os nossos destinos. Afinal, falamos de uma data ou de um valor fundador que está para lá do calendário? "Natal é em dezembro/ Mas em maio pode ser/ Natal é em setembro/ É quando um homem quiser”, escreveu José Carlos Ary dos Santos. Vários são os textos que questionam o entendimento humano sobre o NATAL e a coerência com que o festejamos. Esse será o fio condutor desta sessão online, na qual serão também abordadas as cartas de Natal de Tolkien para os seus filhos e "Os Fantasmas do Natal”, de Charles Dickens.

João Morales lança um desafio aos participantes: "a não serem meros assistentes desta sessão, mas a arriscarem fazer parte do que que ela vai dizer a todos, escrevendo um poema ou algumas linhas para partilhar com os restantes durante a sessão. Tópico? O NATAL NÃO É SEMPRE IGUAL.”

A sessão pode ser assistida através dos seguintes links:
- Plataforma Zoom:
ID da reunião: 918 2944 0191
Senha de acesso: 062383

Refira-se que o clube de leitura online da RIBAM começou em abril deste ano como resposta aos condicionalismos da pandemia pela COVID-19, com o objetivo de fomentar o convívio entre os amantes de livros, a democratização da cultura e o incentivo à leitura.

A RIBAM foi constituída na sequência de um acordo de cooperação entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), integrando as bibliotecas públicas municipais dos dez municípios do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Faça AQUI o download dos textos para a sessão do dia 10 de dezembro.