Sábado 20 de Agosto, 2022
pesquisa
# # # # # # # # # #
#
Newsletter
Newsletter
Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.
Área reservada |
Notícias



CIM Alto Minho lançou “BIOFILIA: A Natureza não precisa de nós, nós precisamos dela”
2022-07-19


Consciente da relação indissociável entre natureza e seres humanos, bem como da necessidade crucial de preservação da Natureza, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) decidiu lançar a publicação “BIOFILIA: A Natureza não precisa de nós, nós precisamos dela”, que pretende que os alto minhotos tenham uma melhor perceção do quão essencial é o equilíbrio ambiental para uma melhor qualidade de vida. 

Concebida com o apoio dos municípios seus associados (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), esta obra destina-se a fomentar uma estratégia de valorização e apropriação das paisagens pelas comunidades locais que delas dependem. O lançamento deste livro é assim mais um passo dado no sentido de convidar os cidadãos locais a viver de uma forma mais sustentável nestas paisagens singulares.

Esta iniciativa sai reforçada numa altura em que o contexto climático ditou que o Alto Minho experienciasse uma semana muito difícil e fustigada por fenómenos extremos (seca severa, temperatura extrema e consequentemente uma maior exposição aos riscos que daí advém), tendo-se a CIM Alto Minho associado às entidades nacionais e regionais com competências em matéria de proteção civil no apelo às populações para que adotassem comportamentos responsáveis, no sentido de evitar o desperdício de recursos, minimizando o risco quer de incêndios rurais, quer para a saúde humana.  

Um desses recursos é precisamente a água que, neste contexto adverso de seca hidrológica e meteorológica, é particularmente escasso e, por isso, extremamente valioso, que tem de ser cada vez mais valorizado. Esta publicação está já disponível online, de forma completamente gratuita em http://www.cim-altominho.pt/fotos/editor2/biofiliapdfv2.pdf

Esta publicação insere-se no projeto da CIM Alto Minho - “Rewilding Alto Minho Landscapes - Novos espaços de conservação e proteção da natureza e de turismo sustentável no Alto Minho”, apoiado pelo PO Norte 2020, com o objetivo de desenvolver e promover uma estratégia e rede regional de espaços de conservação e valorização sustentável da biodiversidade e das paisagens naturais e rurais do Alto Minho.

Porque cada um de nós pode e deve dar o seu contributo, eis algumas dicas para poupar água: https://poupaeganha.pt/dicas-poupar-agua/



Os nossos sites