Comitiva alto minhota visitou Centro Educativo Alice Nabeiro

2014-06-17

Uma delegação do Alto Minho esteve esta semana em Campo Maior, para uma visita de benchmarking ao Centro Educativo Alice Nabeiro, no sentido de conhecer as melhores práticas relacionadas com o empreendedorismo escolar e dar continuidade ao projeto que está a ser desenvolvido nesta área, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

Este projeto-piloto integrou, numa primeira fase, uma amostra de 25 turmas de agrupamentos escolares do Alto Minho e cerca de 500 alunos, com resultados muito positivos e o reconhecimento por parte da Comissão Europeia como “um exemplo de boa prática”.

A partir do próximo ano letivo, avançará para uma segunda edição, no âmbito de um projeto da CIM Alto Minho, recentemente aprovado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte, o Alto Minho INVEST.

O objetivo é alargar este projeto de empreendedorismo escolar a mais estabelecimentos de ensino, mais professores e mais alunos, promovendo competências e atitudes empreendedoras nos três primeiros níveis de ensino (pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino básico), numa aposta clara na formação para o futuro das crianças e jovens, tendo por base o manual “Ter ideias para mudar o mundo”, do Centro Educativo Alice Nabeiro.

No próximo dia 11 de julho, terá lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), o seminário “Prosseguindo caminho no empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos”, que pretende sensibilizar os responsáveis pela área da Educação dos municípios, diretores de agrupamentos e docentes, para a nova edição do processo que agora se inicia no âmbito do projeto Alto Minho INVEST.

Viana do Castelo, 17 de junho de 2014