Projeto da CIM Alto Minho e do IPVC reconhecido pela Comissão Europeia

2013-10-28

Um programa de “Educação para o Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos", desenvolvido na Formação Inicial de Professores na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do castelo (ESE-IPVC) acaba de ser considerado exemplo de boa prática pela Comissão Europeia. Pelo seu caráter de interesse o programa foi incluído na publicação organizada pela mesma Comissão intitulada “Educação para o Empreendedorismo – Um Guia para Educadores” [Entrepreneurship Education – A Guide for Educators].

O projeto “Empreendedorismo para crianças dos 3 aos 12 anos” é o resultado de uma parceria estabelecida entre a ESE-IPVC, a Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho), e o Centro Educativo Alice Nabeiro – Associação Coração Delta, com quem foi assinado um protocolo de colaboração, no sentido de adquirirem os conceitos e as melhores práticas relacionadas com o empreendedorismo escolar. “O projeto partilha uma definição ampla do empreendedorismo, vista como um processo para habilitar os alunos a transformar ideias em ação, e é destinado a promover as competências conhecidas como "soft skills", tanto em crianças como em futuros professores” explica Lina Fonseca, coordenadora do projeto na ESSE-IPVC, a propósito deste trabalho. Uma das vertentes do projeto – a que envolve a Formação Inicial de Professores em Educação para o Empreendedorismo – foi apresentada num encontro organizado pela Comissão Europeia em Dublin, tendo sido selecionado como boa prática, o que conduziu à sua inclusão numa publicação organizada pela Comissão Europeia.

O manual “Ter Ideias para mudar o mundo”, do Centro Educativo Alice Nabeiro, e a sua utilização na formação de professores foi considerado um caso de interesse pela Comissão Europeia, que pretende agora divulgar este e outros projetos por professores das escolas dos Estados-membros.

“Numa próxima fase esta publicação será ainda lançada (em papel) em diversas línguas” revela a responsável, Lina Fonseca. “O programa conta com materiais e propostas de atividades concebidas para crianças em idade pré-escolar (3-5 anos), 1 º ciclo do ensino básico (idades 6-9 anos) e 2 º ciclo do ensino básico (10-12 anos)”, informa ainda a docente da ESE-IPVC.

Segundo Lina Fonseca, “as crianças apresentam as suas ideias e, com base nelas, desenvolvem os seus próprios projetos, enquanto exploram e desenvolvem as habilidades exigidas em várias áreas do conhecimento empreendedor.” A ESE está, paralelamente, a trabalhar noutras vertentes aplicando “o manual na formação de educadores de infância e professores que frequentam os seus cursos. "O processo iniciou-se com a nossa própria formação junto da equipa do Centro Educativo Alice Nabeiro. Numa fase seguinte desenvolvemos um projeto-piloto que envolveu estudantes de mestrado e crianças e educadores de dois jardins-de-infância onde os estudantes realizavam os seus estágios. Posteriormente desenvolvemos uma ação de formação de um grupo de professores de todos os concelhos do Alto Minho, tendo contado com a parceria da CIM Alto Minho. Atualmente estamos a integrar esta componente na formação inicial de professores na nossa escola", explicou Luísa Neves, diretora da Escola Superior de Educação do IPVC.

Recorde-se que é com base nesta experiência e na metodologia inovadora desenvolvida pelo Centro Educativo Alice Nabeiro, que a CIM e o IPVC pretendem promover na comunidade educativa do Alto Minho a apropriação social do espírito e cultura empreendedora nos três primeiros níveis de ensino, através da criação de ambientes de aprendizagem motivadores, gratificantes e exigentes que promovam o espírito de iniciativa, a capacidade de gerar e aplicar ideias e uma maior criatividade e autoconfiança, reforçando estes elementos em todos os currículos e áreas de estudo.

Viana do Castelo, 28 de outubro de 2013