Ir para o conteúdo

Start Me Up Alto Minho

“START ME UP ALTO MINHO” - O QUE É?
“Start Me Up Alto Minho” é um Concurso de Ideias promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, que visa fomentar a capacidade empreendedora e estimular o desenvolvimento de ideias ou conceitos de negócio que incorporem inovação e diversificação, capazes de se materializarem e converterem em negócios viáveis no território da NUT III Alto Minho (Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira).


OBJETIVOS
- Fomentar a inovação e a criatividade na comunidade;
- Identificar pessoas inovadoras e fornecer-lhes competências empreendedoras;
- Identificar ideias/projetos inovadores que correspondam a necessidades de mercado e que sejam suscetíveis de darem origem a um plano de negócios ou a uma nova empresa.


DESTINATÁRIOS
Podem candidatar-se pessoas singulares, individualmente ou em grupo com o limite máximo de 5 elementos, que pretendam explorar uma ideia ou conceito de negócio a implementar na região.


FASES DO CONCURSO DE IDEIAS
Com um formato inovador, o “Start Me Up Alto Minho” desenvolve-se nas seguintes fases sequenciais:

a) A primeira fase consite na análise e seleção das propostas de ideias que apresentem maior potencial.

b) Os candidatos admitidos participarão na fase seguinte, ou seja, num Programa de Oficinas de Empreendedorismo e Geração de Ideias. Estas oficinas, com a duração de dois dias, terão como finalidade capacitar os concorrentes para o empreendedorismo, trabalhando competências e a geração de ideias para iniciativas empreendedoras.

c) Na sequência desta capacitação, os participantes participarão num Programa de Imersão Empreendedora, com a duração de quatro dias, tendo em vista a sua capacitação e o apoio ao desenvolvimento das suas ideias de negócio.

d) No final do Programa de Imersão Empreendedora, será realizada uma sessão final de apresentação de todas as ideias por parte dos respetivos candidatos, cabendo ao júri selecionar as três ideias vencedoras.

e) Os três primeiros classificados participarão, na fase final do Concurso de Ideias, num Programa de Incubação, com consultoria especializada, para apoio na elaboração do Plano de Negócios.


BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES
- Participação numa experiência intensa, focada, útil e interativa;
- Imersão em ambiente empreendedor, com acompanhamento por especialistas na criação de negócios;
- Desenvolvimento de ideias e avaliação do seu potencial de concretização;
- Aquisição e treino de competências empreendedoras;
- Estruturação de um Plano de Negócios.

 

Consulte aqui o Regulamento do Concurso de Ideias “Start Me Up Alto Minho”.

Para qualquer informação adicional ou pedido de esclarecimento, contate-nos através do email startmeup@altominho.pt.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi