V Seminário debate capacidade da região antecipar e responder à mudança

2013-01-24

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 31 de janeiro de 2013, a partir das 09h00, na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, o quinto seminário da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”, que terá como tema central “Alto Minho - Uma Região Resiliente - Como tornar a região mais resiliente, sustentável e inclusiva”.

Como tornar o Alto Minho numa região que melhor se adapta à mudança é o mote para este seminário que pretende debater a capacidade de resposta da região aos choques externos, seja ao nível do ambiente, da sociedade ou da economia. “Debater a resiliência do Alto Minho é debater a capacidade de aprender, de antecipar e de inovar da nossa região”, defende Rui Solheiro, presidente da CIM Alto Minho.

“Antecipar tendências para sustentar a coesão territorial, a ecologia e a competitividade flexível” é o tema do painel da manhã, moderado por Maria Cerqueira, jornalista da RTP, que contará com as intervenções de César Ferreira, delegado regional do Norte, do Instituto de Emprego e Formação Profissional; Jacqueline Barreto, do Instituto da Segurança Social; Joaquim Mamede Alonso, da Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Ana Rosas, do IAPMEI.

O painel da tarde terá como tema “Alto Minho: Desafio 2020: Perspetivas para uma região mais resiliente” e será enquadrado pela intervenção de Augusto Mateus, coordenador do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho 2020, sobre a estratégia do Alto Minho enquanto região capaz de se adaptar à mudança.

Seguir-se-á, então, uma mesa redonda que contará com a participação de diversos protagonistas regionais, nomeadamente, Rui Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Paulo Vale, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo; João Manuel Esteves, diretor da In.Cubo (Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras); Carminda Morais Leitão, coordenadora do projeto “Capacitar para a qualificação e inovação das redes sociais do Minho-Lima”; Ana Paula Xavier, coordenadora da Adriminho (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho); António Luis, diretor do CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (Núcleo dos Arcos de Valdevez); Teresa Ventin, coordenadora do EURES Transfronteiriço Norte de Portugal-Galiza; e Joaquim Reis, agricultor em modo de produção biológica em Viana do Castelo.

Recorde-se que este é o quinto de seis seminários do “Alto Minho: Desafio 2020”, uma iniciativa da CIM Alto Minho que visa consensualizar as linhas de intervenção em domínios como competitividade, sustentabilidade ambiental ou coesão social e territorial. Iniciado em Outubro de 2011, este desafio contempla um amplo processo de auscultação pública, incluindo seminários, sessões temáticas e concursos que mobilizam a participação ativa da população e da comunidade escolar de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

__________________________________
A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, também designada por CIM Alto Minho, é constituída pelos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.