Ir para o conteúdo

Como tornar o Alto Minho atrativo é o tema do próximo seminário da iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020”

2012-10-15

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) realiza no próximo dia 24 de outubro de 2012, a partir das 09h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, o quarto de seis seminários da iniciativa “Alto Minho Desafio 2020”, com o tema central “Como tornar o Alto Minho uma região atrativa e com maior qualidade de vida”.
O Alto Minho como região onde as pessoas querem viver, os turistas querem visitar e onde as empresas querem investir é o mote para este seminário, que reúne dezena e meia de protagonistas do mundo empresarial e cultural para debater as determinantes da atratividade da região.

A abertura da sessão estará a cargo de VÍctor Mendes, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, e de Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho.

“Como desenvolver a atratividade do Alto Minho” é o tema do painel da manhã. Moderado por Luís Braga da Cruz, presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, contará com as intervenções de Rui Monteiro, diretor de Desenvolvimento Regional da CCDRN; Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário; e de Marta Sá Lemos, responsável pelo marketing da APDL.

“Alto Minho: Desafio 2020:perspetivas para uma região mais atrativa” é o tema do painel da tarde. Augusto Mateus, coordenador do Plano de Desenvolvimento do Alto Minho, apresentará as linhas estratégicas de intervenção quanto ao modelo de vivência para atrair residentes, quanto ao produto turístico para atrair visitantes e quanto às condições de suporte ao investimento para atrair empresas e investidores.

Na mesa redonda final, moderada por Paulo Ferreira, subdiretor do Jornal de Notícias, as dimensões da atratividade do Alto Minho serão debatidas por Francisco Rocha Antunes, diretor-geral da John Neild & Associados; João Pedro Vaz, diretor artístico das Comédias do Minho; Fernando Baptista Fernandes, da Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo; Sónia Almeida, administradora delegada da Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês; Rui Rodrigues, da VianaLocals - Desporto e Aventura; Carlos Martins, presidente da direção da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas (ADDICT).

“Depois da competitividade e da conetividade, queremos agora concertar uma estratégia para aumentar a atratividade da região do Alto Minho, isto é, para atrair mais habitantes, mais turistas e mais empresas e investidores”, afirma o presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho, Rui Solheiro.

Iniciado em Outubro de 2011 pela CIM Alto Minho, com o apoio técnico da empresa Augusto Mateus & Associados, a iniciativa “Alto Minho: Desafio 2020” pretende traçar as principais linhas de intervenção para a região nos próximos dez anos, num processo de consensualização de objetivos e de prioridades que envolve a participação dos agentes e instituições que intervêm no território, abrangendo a auscultação pública e a recolha de opiniões de especialistas, parceiros sociais, agentes económicos, da população em geral ou da comunidade escolar.

……………………………………………………………………………………………………
Para consulta do programa do IV Seminário, inscrições e mais informações sobre a iniciativa Alto Minho: Desafio 2020, aceda ao site www.altominho2020.com.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima, também designada por CIM Alto Minho, engloba os municípios do Minho-Lima: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi