“Fugir do mundo e fundar Portugal - o ‘Martírio Verde’ de Santa Senhorinha no seu mosteiro de São João de Vieira”

2021-11-08
no dia 14 de novembro em Vieira do Minho, com transmissão online

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promove mais uma vez no próximo dia 14 de novembro em Vieira do Minho, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

A 17.ª conferência, a realizar na Casa da Cultura – Casa de Lamas, em Vieira do Minho, pelas 15H30 é subordinada ao tema “O ‘Martírio Verde’ de Santa Senhorinha no seu Mosteiro de São João de Vieira". Na Idade Antiga, vivia-se para a Cidade e a Cidade era divina. Com a difusão do cristianismo abriu-se um horizonte muito maior para a vida humana: o Céu. E a Cidade teve de renunciar à sua pretensão de poder absoluto. Não, porém, sem combater. Por 300 anos, os cristãos tiveram de “testemunhar” (martirein) a eternidade a preço de sangue. E quando a Cidade Antiga fez as pazes com eles, foram combater o mundo para a solidão do deserto. Os monges do Egipto inauguraram assim o “martírio branco” que, depois no mundo celta se chamou “verde”; da cor da Irlanda… e do Minho. Mas, ao fugir da Cidade Antiga, os monges acabariam por ser, tantas vezes, fundadores  de novas cidades e nações. Nesta conferencia proferida por José Carlos Miranda leremos a esta luz a Vida de Santa Senhorinha que, no seu “martírio verde” e no seu Mosteiro, se tornou uma das figuras fundadoras de Portugal.

A conferência irá contar com a participação de um reputado painel de investigadores, constituído como já se referiu por José Carlos Lopes de Miranda, professor auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais de Braga da Universidade Católica Portuguesa e autor de diversas publicações com destaque para a sua participação como Coordenador Científico do Segundo e do Terceiro Volume da obra "Arquivo Secreto do Vaticano (3 Volumes) - Expansão Portuguesa — Documentação "; por Aida Sampaio Lemos, professora e investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Maria Sofia Santos arquiteta, investigadora e professora na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A mesa redonda será moderada por Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente da Universidade do Minho. Esta sessão será transmitida on-line através  link:  https://www.facebook.com/vieiradominho.municipio/

Neste Ciclo de Conferências que percorre os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

Seguem-se ainda no mês de novembro as conferências em Vila Nova de Famalicão, no dia 20 de novembro e em Ponte de Lima no dia 27 do mesmo mês. A participação nestas sessões é gratuita, contudo solicitamos que a inscrição seja efetuada através do link www.minhoin.com, de forma a procedermos à respetiva reserva.