Ir para o conteúdo

“A Mantença do lar Minhoto” vence prémio internacional na categoria “European Young Chef Award” no concurso Food Film Menu 2021

2021-09-18

Filme promove potencial da gastronomia minhota através de prato, concebido pelo jovem chef Rui Meira, que inova a emblemática receita “Arroz de Sarrabulho” à base de carne Cachena, porco Bísaro e arroz.

O vídeo promocional “A Mantença do Lar Minhoto” conquistou o primeiro prémio na categoria “European Young Chef Awards” do concurso Food Film Menu 2021, que visa sensibilizar para a importância da singularidade cultural e alimentar como forma de garantir um futuro mais sustentável. Este concurso organizado pelo Instituto Internacional de gastronomia, cultura, arte e turismo (IGCAT) pretende destacar culturas alimentares distintas, fortalecendo o bem-estar das comunidades.

Depois de ter vencido nesta categoria, o vídeo encontra-se agora aberto ao voto público, até o dia 26 de setembro através do link é https://igcat.org/projects/food-film-menu/food-film-menu-2021/. No dia 27 de setembro serão anunciados os três primeiros vencedores no EATSA Art & Tourism Film Festival, em Peniche.

Este vídeo promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave foi produzido no âmbito da participação de Rui Meira, no concurso European Young Chef Awards 2019 (EYCA’19), realizado na Grécia (Rhodes), representando o Minho Região Europeia da Gastronomia galardoada em 2016. 

Os vencedores das categorias do Food Film Menu 2021 foram selecionados por um júri internacional de especialistas que realçaram no âmbito do presente vídeo “a qualidade das imagens drone e terrestre, as belezas do Minho e a qualidade dos seus alimentos e produtos tradicionais”. Referiram ainda que este é “um filme bem documentado que mostra tanto o prato tradicional como a inovação do jovem chef, ao mesmo tempo que capta na perfeição a sua habilidade e técnica.”

Apelamos mais uma vez ao seu voto!
Vote no vídeo “KEEPING MINHO’S HOME” 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que é o Food Film Menu
É uma coleção de curtas-metragens que exibem imagens das Regiões da Gastronomia premiadas ou candidatas sob o tema: “food stories”. Dos projetos inscritos, um júri seleciono 8 vídeos (um para cada categoria) para apresentar e premiar o 3º, 2º e 1º prémio (Melhor Filme Global). O “Menu” será publicado anualmente no site e nas redes sociais, destacando cada trabalho criativo e a respetiva história gastronómica. 


Sobre o IGCAT
O IGCAT é um instituto sem fins lucrativos criado em 2012 que trabalha com consórcios regionais de partes interessadas nas áreas de gastronomia, cultura, artes e turismo. Conta com a expertise de uma rede mundial de especialistas e trabalha em parceria com organizações intergovernamentais especializadas. O IGCAT tem como objetivo capacitar as comunidades locais, orientando, facilitando e apoiando os líderes nas regiões a compreenderem o potencial dos seus distintos recursos alimentares, culturais, artísticos e de turismo sustentável.


Sobre as Regiões Europeias da Gastronomia
As regiões de gastronomia candidatas e premiadas da Europa, guiadas pelo IGCAT, estão a trabalhar juntas para aumentar a conscientização sobre a importância da sua singularidade cultural e alimentar e compartilhar o objetivo de longo prazo de: promover uma melhor qualidade de vida nas regiões europeias; destacar culturas alimentares diferenciadas; educar para melhor a saúde e sustentabilidade; nutrir criatividade; melhorar os padrões de turismo; e estimular a inovação gastronómica.


European Young Chef Award
É um concurso organizado e promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) e as Regiões da Plataforma de Gastronomia. Conta com o apoio do mundialmente renomado chef celebridade Joan Roca como Embaixador Oficial. 

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi