Minho IN encerra BTL 2015 com balanço positivo

2015-03-06

O Consócio Minho IN faz um balanço positivo da sua presença na BTL 2015. Na base desta conclusão está a forte afluência de público interessado em obter informações sobre a oferta turística do Minho e a captação de mercado tanto nacional como internacional, com o intuito de afirmar, cada vez mais, o território como destino turístico.

Apesar da captação do turista nacional ter sido apontada, desde a primeira hora, como o objetivo central da participação do Minho IN, na BTL 2015, desde logo porque esta é a maior montra de turismo no panorama nacional, a verdade é que a feira permitiu, igualmente, explorar o mercado internacional, através de reuniões com cerca de 60 operadores turísticos e profissionais de viagens de 18 países que se fizeram representar nesta mostra turística. Foi, assim, possível ouvir um número significativo de operadores procedentes de diversos mercados (França, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Itália, Benelux, EUA, Escandinávia, Polónia e Rússia e novos mercados como Israel, Uruguai, Colômbia, Argentina, Filipinas e Indonésia), com os quais o Consórcio Minho IN teve oportunidade de reunir e apresentar as potencialidades turísticas do Minho, destacando os seguintes produtos: Golfe; Aldeias, Solares e Jardins; Artes e Produtos Tradicionais; Enoturismo, Turismo de Natureza, Gastronomia e Saúde e Bem-estar (termas). O Minho IN esteve assim associado ao Programa de Hosted Buyers, uma parceria com o Turismo de Portugal, a TAP Portugal e com a colaboração de outras entidades.

De referir que, também a área reservada de negócios, do stand Minho IN, foi palco de diversas reuniões nas quais participaram alguns empresários que marcaram presença neste certame, permitindo-lhes contactar com agentes nacionais e internacionais.

A localização privilegiada que o stand Minho IN ocupou, bem como o layout apelativo, foram considerados, pelos visitantes, fatores determinantes para uma maior interação com o público. Por ele passaram milhares de pessoas – que além de degustações, tiveram oportunidades de assistir a um vasto programa de animação e a exposições permanentes de artesanato.
Destaque, por exemplo, para o momento alto desta participação – dia 26 de fevereiro, dia dedicado ao Minho. Neste dia, foi apresentada a marca “Amar o Minho” e “PROVERE Minho IN: Balanço 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020”.

Neste âmbito, não podíamos deixar de referir o impacto que da promoção de grandes eventos do Minho - como Braga Romana - Reviver Bracara Augusta, de Braga, a XVIII Bienal de Cerveira, o Festival de Folk Celta, de Ponte da Barca, ou as Festas de São João de Braga; da promoção da enogastronomia do Minho, através de showcooking, degustação de produtos e prova de vinhos de Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto; da promoção de recursos naturais (rio Vizela); do Turismo de Natureza (Mondim de Basto), de artesanato regional (workshop “Lenço dos Namorados. Escritas de amor”) e do património gastronómico e cultural (Famalicão); e das ações de animação que foram desde a mascote do Galo de Barcelos até aos tradicionais ranchos folclóricos (Viana do Castelo, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima).

Ainda durante os 5 dias do certame, foram promovidas degustações gastronómicas e provas vínicas diárias através do momento “Minho IN Happy Hour”, refletindo a diversidade e a excelência tanto do receituário como dos produtos locais.

Merece destaque, também, a capacidade demonstrada, pelo Consócio Minho IN, para estar em permanência nas redes socais, nomeadamente no facebook, recebendo imensas visitas e interações, nestes dias de BTL 2015, motivado pela constante atualização de conteúdos informativos. Também conscientes de que as novas tecnologias interativas (soluções multitoque e multiutilizador) estão a tornar- se num importante interface de interação e desempenham um papel fundamental na comunicação das instituições, esteve disponível no stand Minho IN uma mesa interativa com informação sobre os 24 municípios.

Em síntese, a BTL 2015 permitiu reforçar a coesão interinstitucional, a dinâmica afirmativa e a capacidade de promoção do potencial turístico do Minho para a qual contribuíram a colaboração dos 24 municípios, das Associações de Desenvolvimento, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades que atuam no território.

Esta participação contou com o apoio do ON.2 - O Novo Norte.

Dossier Especial Minho IN | BTL 2015