Consórcio Minho IN propõe o Minho para Região Europeia da Gastronomia em 2016

2015-02-02

O Consórcio Minho IN, integrado pelas CIM do Alto Minho, do Ave e do Cávado e por um conjunto de parceiros associativos e privados, propôs o Minho para “Região Europeia da Gastronomia 2016”, tendo formalizado, no passado dia 19 de janeiro de 2015, uma candidatura ao Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), instituto internacional independente criado com a finalidade de gerir o prémio “Região Europeia da Gastronomia”.

A iniciativa “Região Europeia de Gastronomia” utiliza a gastronomia como um meio para estimular a inovação e divulgar culturas e identidades alimentares regionais, à semelhança do que a Capital Europeia da Cultura tem feito para a cultura nas cidades.

Após a submissão da referida candidatura, o Minho será visitado de 5 a 7 de fevereiro por uma comitiva da Comissão de Avaliação da Região Europeia da Gastronomia, integrada por Greg Richards, Diane Dodd e Robert Palmer, três peritos europeus que desenvolveram este conceito de “Região Europeia da Gastronomia”.

O momento alto desta visita será o dia 6 de fevereiro, ocasião em que serão anunciadas, durante uma apresentação pública, as regiões finalistas, às 09h30, na Villa Moraes, em Ponte de Lima. Neste sentido, destaque para as nove regiões finalistas, designadamente: Minho (Portugal); North East Brabant (Holanda); Aarhus/Região Central da Dinamarca; Marseille Provence (França); Riga/Gauja Região (Letónia); Malta; Sibiu/Transilvânia (Romênia); Catalunha (Espanha) e Lombardia (Itália).

O título de “Região Europeia da Gastronomia” é atribuído a pelo menos duas regiões distintas a cada ano, sendo as duas regiões premiadas como “Região Europeia da Gastronomia” em 2016 oficialmente anunciadas em maio de 2015.

Para mais informações visite o site: http://europeanregionofgastronomy.org/.