1.º Fórum NaturMinho

2015-01-09

Decorreu no dia 8 de janeiro de 2015, pelas 9h30, no espaço GNRation, em Braga, o 1.º Fórum NaturMinho, uma das ações integradas no projeto-âncora do produto Turismo de Natureza, inserido no PROVERE MINHO IN, cuja execução é da responsabilidade da ADERE Peneda-Gerês e das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, do Cávado e do Ave.

O NaturMinho, apoiado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 (ON.2 – O Novo Norte), é um projeto focado numa estratégia de desenvolvimento responsável, de qualificação e de valorização do produto e das atividades de turismo de natureza, no território de baixa densidade do Minho, abrangendo, na sua totalidade ou parcialmente, vinte e quatro municípios (dez municípios da CIM do Alto Minho, seis municípios da CIM do Cávado e oito municípios da CIM do Ave). Trata-se de um território vasto e diversificado, que integra municípios do litoral, do interior, das zonas ribeirinhas, da montanha e da raia.

O projeto inspira-se na visão de que o nosso território (Minho) reúne um conjunto de condições ímpares (recursos e valores ambientais, património cultural, infraestruturas, capacidade empresarial, entre outros) para se poder afirmar como um destino de Turismo de Natureza, tanto no contexto nacional como internacional, numa estratégia integrada de “valorização de recursos regionais específicos, enquanto elementos-chave de uma estratégia territorialmente diferenciada de desenvolvimento regional, assente na promoção económica dos seus recursos próprios e, designadamente, do seu capital (material e imaterial) simbólico e identitário” (Regulamento Específico “Valorização Económica de
Recursos Específicos” do ON.2).

Atualmente, o projeto pretende avançar na construção de um dossier técnico direcionado para a pretendida qualificação do turismo de natureza, que pretende servir de base de fundamentação para orientar futuras intervenções no território, designadamente por parte das instituições públicas, associações de desenvolvimento, organizações e agentes privados.

O Fórum NaturMinho configura-se como um espaço de encontro de agentes e entidades implicadas no setor do turismo de natureza, para discussão e construção de propostas de atuação.
Este 1.º Fórum tem os seguintes objetivos principais:

- Apresentar o projeto NaturMinho, pormenorizando a construção do dossier técnico do turismo de natureza no Minho;
- Promover um processo de planeamento participado na construção do dossier técnico do turismo de natureza, envolvendo e implicando os agentes privados do setor do turismo de natureza (em particular os agentes de animação turística) e as instituições, no processo de caraterização e diagnóstico do território e do setor do turismo de natureza.