Minho IN participa nos OPEN DAYS 2012 em Bruxelas

2012-10-04

O Consórcio Minho IN vai estar presente de 8 a 11 de outubro nos OPEN DAYS 2012 – Semana Europeia das Regiões e Cidades, em Bruxelas, no momento em que o debate sobre as propostas para a política de coesão da União Europeia no horizonte 2014-2020 domina a agenda política.

Desde 2003, que a Comissão Europeia e o Comité das Regiões organizam, anualmente, em Bruxelas, na primeira semana de outubro, os OPEN DAYS. Trata-se de um evento singular onde as regiões e cidades europeias apresentam as suas capacidades para desenvolver e concretizar a política de coesão da União Europeia, assegurando o crescimento económico e a criação de emprego. Durante uma semana, instituições europeias, representantes de mais de 200 regiões e cidades contribuem para um programa diversificado e estimulante oferecido a milhares de participantes que encontram nos seminários, workshops, debates e exposições uma excelente oportunidade para estabelecer novos contatos e parcerias.

Em 2012 esta iniciativa celebra o seu décimo aniversário e, tal como no ano anterior, o Consórcio Minho IN associa-se aos OPEN DAYS através da organização de um workshop – conjuntamente com as cidades de Guimarães e de Braga, entre outras regiões e cidades europeias – a levar a cabo no dia 9 de outubro de 2012, pelas 14h00, na Fundación Galicia Europa, Rua de la Loi, 38. Sob a temática “Europa das Tradições – uma ponte entre euroregiões”, este workshop constitui uma oportunidade para discutir, comparar e trocar diferentes práticas sobre a cooperação enquanto instrumento de desenvolvimento regional.

Assinale-se, por fim, que a participação do Consórcio Minho IN nos Open Days foi preparado no âmbito da conferência “A Cooperação Territorial e o Crescimento Inteligente e Sustentável das Economias Locais (2014-2020)”, realizada no passado dia 28 de setembro, no Mosteiro de Tibães, em Braga. Esta conferência contou com um reputado painel de oradores nacionais e estrangeiros entre os quais o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques que defendeu que Portugal pode assumir um papel “mais liderante e até de assunção da responsabilidade” de coordenação do Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha. Salientou ainda que este encontro teve o mérito de procurar interpretar o desígnio de um “Crescimento Inteligente e Sustentável”, preconizado na estratégia “Europa 2020” da qual “Portugal não pode ficar de fora”. “A situação de Portugal e das suas regiões exige uma aposta redobrada na política de crescimento: na especialização e inovação, na industrialização, na valorização do território e na internacionalização”.

Esta iniciativa é desenvolvida no seio da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho IN, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte).

Para mais informações consulte o site www.minhoin.com ou www.opendays.europa.eu/