Minho IN assina contrato de financiamento no valor de 600 mil euros

2011-04-12

O Consórcio Minho IN realizou no dia 14 de Abril, às 14h30, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma Cerimónia para Assinatura de Contratos de Financiamento de projectos âncora PROVERE MINHO IN, submetidos ao Eixo II – Valorização Económica de Recursos Específicos, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013. Os projectos âncora em causa são o PROVE Minho IN e o Enoturismo Minho IN com um investimento total de cerca de 600 mil euros. Submetido no âmbito do projecto âncora Novos Negócios da Terra, o PROVE Minho IN tem como principal desiderato aumentar a visibilidade, o reconhecimento e a percepção, nacional e internacional, de uma Gastronomia de excelência no Minho, sustentada em produtos endógenos de grande qualidade, numa parceria da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, com a ADRIL - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Lima e a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave. Por sua vez, o Enoturismo Minho IN é um projecto da total responsabilidade da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, que visa contribuir para o enriquecimento da Rota dos Vinhos Verdes, através da criação de uma rede empresarial de enoturismo, constituída por várias tipologias de empresas da Região.

Será ainda aproveitada esta cerimónia para dar conta da abertura de novos avisos de candidatura, bem como para abordar a questão da aprovação, pela Autoridade de Gestão do ON.2, da Reformulação da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Minho IN (EEC Minho IN). A reformulação da EEC Minho IN teve por base as alterações substanciais que se verificaram recentemente no ambiente económico e empresarial; o contacto directo com os promotores dos projectos âncora através do apuramento das dificuldades sentidas; a possibilidade aberta pela CCDR-N de serem considerados como projectos âncora operações de carácter infra-estrutural, que inicialmente não foram previstas, entre outras. Assim, com ajustamentos de pormenor e sem beliscar a visão, os objectivos e os grandes eixos prioritários, o Minho IN poderá constituir uma das respostas à crise de investimento que iremos atravessar, aprofundando uma aposta nos recursos próprios e diferenciadores deste espaço territorial. A referida reformulação revela-se essencial para a apresentação das intenções de investimento planeadas até ao momento numa próxima abertura de candidaturas no âmbito dos restantes projectos âncora.

No que diz respeito aos projectos complementares que fazem parte da ECC MINHO IN é de salientar que, até à presente data, 92 dos 636 projectos complementares que constam da EEC Minho IN foram entretanto objecto de candidatura, representando no seu conjunto mais de 30 milhões de Euros de investimento. Destes 92 projectos candidatados, ou seja 15% do total dos projectos complementares, 61 foram já aprovados, 14 encontram-se em fase de análise e 17 foram indeferidos. Em termos de investimento, os projectos aprovados representam um investimento total de cerca de 27 milhões de Euros dos quais 20 milhões referem-se a candidaturas FEDER e 5 milhões a candidaturas FEADER. Por outro lado, os contactos havidos com os promotores de projectos complementares durante a preparação da presente reformulação permitiram-nos concluir que existe uma forte motivação para a realização das intenções de investimento identificadas na EEC Minho IN. De facto, apenas se registaram 51 desistências, menos de 9% do total, tendo sido confirmados 602 projectos complementares. Incluem-se neste número 17 novas intenções de investimento.

De referir ainda que o Consórcio Minho IN tem vindo a criar oportunidades para a sua internacionalização, tendo para tal estabelecido uma parceria com o Município de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães para a Capital Europeia de Cultura 2012 e com outras regiões europeias, designadamente, Região Veneto (Itália), Opolskie Region (Polónia), Estónia, Letónia, Malta, Deputación de Ourense (Galiza), Ialomita County Council (Roménia), Trenein Region (Eslóvaquia), Piemonte Region (Itália), Sumadija District (Sérvia) com vista à participação nos OPEN DAYS 2011. Assim, a parceria desencadeada pelo Minho IN com o tema “Contextos Geográficos: Europa das Tradições” integra, neste momento, as 206 regiões e cidades dos 27 Estados-membros e oito países terceiros seleccionados a participar nos OPEN DAYS 2011.

Por último, cumpre ainda referir que esta cerimónia irá contar com a presença de António Rui Esteves Solheiro, Presidente do Consócio Minho IN, Mário Rui Silva, Vogal da CCDR-N, Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN, bem como com a presença dos Secretários Executivos das CIM Alto Minho, Cávado e Ave, representantes dos 24 municípios abrangidos pela EEC Minho IN e ainda com promotores privados ligados aos projectos âncora.