Minho IN vai participar nos OPEN DAYS 2011

2011-03-28

O Consócio Minho IN vai participar de 10 a 13 de Outubro nos OPEN DAYS 2011, num período em que o debate sobre as propostas legislativas da Comissão Europeia para a política de coesão pós-2013, o debate sobre o orçamento do Conselho e do Parlamento Europeu e a Estratégia Europa 2020 vão dominar a agenda política. Neste sentido, o Consórcio estabeleceu uma parceria com o Município de Guimarães/Fundação Cidade de Guimarães para a Capital Europeia de Cultura 2012 e apresentou uma candidatura aos OPEN DAYS 2011, no passado dia 4 de Março, conjuntamente com outras regiões europeias: Região Veneto (Itália), Opolskie Region (Polónia), Estónia, Letónia, Malta, Deputación de Ourense (Galiza), Ialomita County Council (Roménia), Trenein Region (Eslóvaquia), Piemonte Region (Itália), Sumadija District (Sérvia).

O resultado desta candidatura e a lista das parcerias regionais para este evento foi divulgada, no passado dia 28 de Março, e pode ser consultada em: http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/od2011/index.cfm. Assim, a parceria desencadeada pelo Minho IN integra, neste momento, as 206 regiões e cidades dos 27 Estados-membros e oito países terceiros seleccionados a participar nos OPEN DAYS 2011.
De referir que, os OPEN DAYS terão como tema “ Investir no Futuro da Europa”: Regiões e Cidades garantindo um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo e serão estruturados em torno de 3 prioridades temáticas: “Europa 2020”, “Melhorar o Investimento” e “Contextos Geográficos”. Sob a temática “Contextos Geográficos: Europa das Tradições”, na qual se insere esta parceria, irão estar patentes as questões do património cultural e histórico e o paradigma do desenvolvimento económico e sustentável. O workshop sobre este tema terá lugar no dia 12 de Outubro, entre as 14h30 e as 17h30, na Fundación Galiza Europa, em Bruxelas e destina-se à troca de ideias e melhores práticas, destacando as potencialidades explorada e inexploradas dos diferentes actores públicos e privados envolvidos neste processo.

De relembrar que desde 2002, que a Comissão Europeia e o Comité das Regiões organizam anualmente, em Bruxelas, na primeira semana de Outubro, os OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e Cidades. Trata-se de um evento singular onde as regiões e cidades europeias mostram a sua capacidade para desenvolver e concretizar a política de coesão da União Europeia, assegurando o crescimento económico e a criação de emprego.
Durante uma semana, instituições europeias e representações de mais de 200 regiões e cidades contribuem para um programa diversificado e estimulante oferecido a muitos milhares de participantes, que encontram nos seminários, workshops, debates e exposições uma excelente oportunidade para estabelecer novos contactos e parcerias.