Minho IN candidaturas no valor de 2,5 milhões de euros em fase de aprovação

2011-01-17

O Consórcio Minho IN está a um passo de ver aprovadas as 4 candidaturas, apresentadas, no passado dia 30 de Julho de 2010, ao Eixo II - Valorização Económica de Recursos Específicos, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013, no valor de 2,5 milhões de euros. Estas candidaturas destinam-se à elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento do Golfe no Minho; a tornar o Minho, um destino gastronómico de eleição; e a promover o empreendedorismo e o enoturismo nesta região. De referir que esta comunicação foi feita - no passado dia 14 de Janeiro de 2011, no OPEN FORUM MINHO, na Villa Moraes, em Ponte de Lima - pelo Prof. Mário Rui Silva, da Comissão Directiva da CCDR-N, que aproveitou o momento para tecer algumas considerações sobre o programa PROVERE na região Norte. Contudo, a aprovação formal das candidaturas só deverá ocorrer durante a primeira quinzena de Fevereiro.

Neste evento, que contou com a presença Director Geral do Desenvolvimento Regional da UE, Dirk Ahner, foi ainda felicitada, por este alto representante da União Europeia (UE), a iniciativa PROVERE Minho IN, tendo este demonstrado total interesse em acarinhar e acompanhar de perto a sua evolução,  de modo a que se perceba no terreno em que medida é que os instrumentos criados pela UE contribuem para o desenvolvimento de territorios de baixa densidade.  Aproveitou, ainda, este momento para encorajar os actores e os políticos locais a tomarem as lideração do desenvolvimento dos seus territórios e não estarem à espera de uma estratégia traçada por Bruxelas.

Por seu lado, Rui Solheiro, Presidente do Consórcio Minho IN frisou que a reformulação da Estratégia de Eficiência Colectiva irá contemplar um conjunto de investimentos infra-estruturais na área do Produto Saúde e Bem Estar. Estas intenções cobrem todo o território do Minho, tendo sido formuladas pelas Termas presentes no Minho. Com este tipo de equipamentos a região irá ver alargada a sua oferta turística na área do termalismo, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento, bem como para a criação de novos postos de trabalho.

No entender de Francisco Calheiros, Coordenador Executivo do Consórcio Minho IN o programa irá definitivamente alavancar o Minho para uma nova era de dinamismo devolvendo-lhe o ego, afirmando a sua identidade de destino de excelência pela qualidade dos seus produtos e das suas gentes. Por outro lado, referiu que a partir de agora será desencadeado todo um trabalho para levar o Minho IN até aos OPEN Days 2011, a realizar em Bruxelas no mês de Outubro, conjuntamente com os restantes parceiros: Galiza, Baixa Áustria, Veneto, Eslovénia, Roménia e Malta.

A sessão de encerramento esteve a cargo do Eng. Braga da Cruz que se congratulou com o facto do Consórcio Minho IN ter posto em marcha os projectos do PROVERE de uma forma relevante, contribuindo, assim, os objectivos do desenvolvimento regional.