Director Geral do Desenvolvimento Regional da UE no OPEN Fórum Minho

2011-01-11

A Comissão Europeia lançou a estratégia Europa 2020 com o objectivo de “assegurar a saída da crise e preparar a economia da União Europeia (UE) para a próxima década”. Esta estratégia pretende servir de pano de fundo das políticas comunitárias na próxima década, assim como do desenho do orçamento da UE para esse período e, designadamente dos fundos estruturais e de coesão para o período 2014/2020.

Assim, conscientes da importância e dos desafios contidos na Estratégia 2020, o Consórcio Minho IN, formado pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, realizou, o OPEN FÓRUM MINHO, no passado dia 14 de Janeiro, pelas 11h00, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima. Este evento conta com presença do Director Geral do Desenvolvimento Regional da UE, Dirk Ahner, uma voz influente e conhecedora de todo este processo e que irá trazer informação relevante sobre a preparação da futura arquitectura dessas políticas e do seu orçamento, no período 2014/2020 e por outro lado desencadear o debate público sobre o futuro desenho de políticas de desenvolvimento regional em Portugal, e em particular no Minho, no horizonte temporal subsequentes à execução do QREN.

É também aproveitado este momento, decorridos quase dois anos sobre o início do processo que conduziu ao surgimento do projecto PROVERE Minho IN, para apresentar o ponto de situação e os próximos passos da implementação desta Estratégia de Eficiência Colectiva, que resultou da dinâmica desencadeada pela decisão das três Comunidades Intermunicipais de submeterem uma candidatura conjunta ao Programa de Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) com vista ao seu reconhecimento formal enquanto ECC, congregando projectos de natureza público-privada em diversas áreas, com um investimento total de cerca de 14 milhões de euros.

A par de todo um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido é também desiderato do Consórcio Minho IN criar sinergias com outros Territórios que partilhem do mesmo ponto de vista relativamente ao desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, nomeadamente a Galiza, Baixa Áustria, Veneto , Eslovénia, Roménia e Malta e que, entre outras acções colectivas que possam advir no âmbito destas parcerias, assegurem a presença desta temática nos OPEN DAYS 2011. Neste sentido, este OPEN Fórum irá contar ainda com uma mesa redonda, que junta diversos intervenientes de diversos países, com o objectivo de debater e delinear as temáticas para o OPEN DAYS 2011. O OPEN DAYS 2011 é organizado em parceria com as regiões e cidades de toda a Europa, e inclui contribuições de empresas, instituições financeiras e associações internacionais e organizações académicas. Tornou-se, desde 2003, um evento anual chave em que as cidades e regiões mostram a sua capacidade para gerar crescimento e empregos, a execução da política de coesão da União Europeia, e provam a importância do nível local para a boa governação europeia.