Ir para o conteúdo

GAC ALTO Minho no 8º Encontro da Rede Nacional de GAC

2014-06-04
O Grupo de Ação Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho) participou entre os dias 29 e 30 de maio, no 8º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Ação Costeira (RNGAC), que decorreu no Porto, na Exponor, no âmbito do Fórum do Mar. Estiveram presentes representantes dos sete GAC’s do território nacional, além do subdiretora-geral da DG Política do Mar, Margarida Almodôvar, e do coordenador-adjunto do PROMAR, Tiago Fernandes.

A organização do encontro esteve a cargo do GAC Oeste, enquanto coordenador da RNGAC, que aproveitou a iniciativa para passar a coordenação para o GAC da Região de Aveiro. O tema deste encontro foi as "Perspetivas para o Desenvolvimento sustentável das comunidades piscatórias”.

O GAC Alto Minho é um organismo constituído sob a forma de parcerias locais, no âmbito do Eixo 4 do PROMAR, que está a ser gerido pela CIM Alto Minho, e que possui uma dotação na ordem dos 4,3 milhões de euros para o período 2007-2013, para apoiar projetos de investimento que contribuam para a sustentabilidade da comunidade piscatória na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Ao abrigo desse programa foram já aprovados no Litoral Norte 33 projetos, na sua maioria de natureza empresarial, que englobam atividades diversificadas, no valor global de 3.490.594,20€ e comparticipados entre 60 a 85 por cento a fundo perdido.

Destaque ainda para a iniciativa "Aldeias do Mar” que está a ser desenvolvida pelo GAC, com o objetivo de apoiar a concentração de investimentos e projetos em áreas previamente delimitadas da zona costeira do Litoral Norte que mantenham, por um lado, níveis significativos de atividade piscatória e, por outro, nas quais sejam patentes dinâmicas económicas sociais, culturais, etnográficas e sociais relacionadas com aquela atividade e com a respetiva comunidade.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi