GAC Alto Minho divulga oportunidades de financiamento no âmbito do PROMAR

2012-02-01

Realiza-se no próximo dia 8 de Fevereiro, pelas 14h45, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, uma sessão de divulgação sobre "Oportunidades de financiamento de projetos complementares do Programa de Ação da EEC PROVERE - Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos - MINHO IN”. O Grupo de Ação Costeira do Alto Minho (GAC Alto Minho) irá apresentar, pelas 17h00, as oportunidades de financiamento no âmbito do Eixo Prioritário IV - Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca do Programa Operacional da Pesca 2007-2013 (PROMAR).

Este eixo engloba um conjunto de medidas que visam o apoio à competitividade das empresas do setor e ao desenvolvimento das zonas costeiras, através de ações que impulsionem a criação de novas fontes de rendimento e promovam a inovação, a diversificação e a valorização de atividades e produtos não só relacionados com a pesca, mas também com o turismo, a proteção ambiental e o património histórico e natural, numa perspetiva de desenvolvimento integrado e sustentável.

Recorde-se que o GAC Alto Minho apresenta-se como organismo intermédio de gestão do PROMAR, cabendo-lhe a dinamização e monitorização de todos os processos de candidaturas ao Eixo 4 deste Programa, na zona de intervenção correspondente às 21 freguesias litorais e estuarinas dos concelhos de Vila Nova de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende.

Até ao momento o GAC conta com 11 projetos aprovados que ascendem a mais de 680 mil euros de investimento, sendo este montante comparticipado entre 60 a 75 por cento, sob a forma de subsídio a fundo perdido, pelo Fundo Europeu das Pescas e pelo Orçamento de Estado. O investimento previsto em projetos no Litoral Norte, até 2013, é na ordem dos 4,3 milhões de euros.

Refira-se ainda que dois dos projetos apoiados, o Km Zero e o CertPiscis, foram distinguidos recentemente, em Bruxelas, como exemplos de boas práticas.

A Comunidade Intermunicipal do Minho-Lima (CIM Alto Minho) assume a qualidade de parceiro gestor do GAC Alto Minho.