Viana do Castelo recebe 4º Encontro da Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira

2011-10-21

O Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte (GAC Alto Minho) promove no próximo dia 26 de Outubro, em Viana do Castelo, o 4º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira, subordinado ao tema "A cooperação transfronteiriça e o apoio ao desenvolvimento das comunidades e da economia costeira”.

A iniciativa contará com a presença do secretário de Estado Mar, Manuel Pinto de Abreu, do Gestor do Programa Operacional da Pesca 2010-2013 (PROMAR), José Apolinário, de Nelly Bandarra, da Rede Europeia das Áreas de Pesca (FARNET), além de representantes dos sete GAC do continente português (Litoral Norte, Região de Aveiro, Mondego Mar, Oeste, Além Tejo, Barlavento do Algarve e Sotavento do Algarve), dos GAC da Galiza e da Direcção Geral de Desenvolvimento Pesqueiro da Secretaria do Mar da Junta da Galiza.

Analisar e avaliar eventuais projectos e iniciativas de cooperação transfronteiriça entre os GAC e entre as comunidades costeiras é o grande objectivo deste encontro, que servirá igualmente para abordar as perspectivas futuras da política de pescas e dos instrumentos financeiros de apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras. Serão ainda transmitidas experiências de desenvolvimento costeiro do país vizinho, a Espanha, nomeadamente da região da Galiza.

O programa da conferência inclui dois momentos com vários temas em debate, o primeiro, de carácter interno e informal e, o segundo, de conclusões e encerramento, que decorrerá a partir das 17h30, com as intervenções de Nelly Bandarra; de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do GAC Alto Minho; de Eduardo Suárez Campo, subdirector de Desenvolvimento da Direcção Geral de Desenvolvimento Pesqueiro da Secretaria do Mar da Junta da Galiza; de Rui Solheiro, presidente do Conselho Executivo da CIM Alto Minho; e de Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar.

Refira-se que a Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira foi criada com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas zonas de pesca portuguesas através da promoção da cooperação inter-regional entre os Grupos de Acção Costeira.

Esta Rede reúne quadrimestralmente tendo em vista aprofundar o conhecimento mútuo, a troca de experiências e boas-práticas e, também, auscultar as opiniões e sensibilidades de actores relevantes em cada território.