Ir para o conteúdo

Migrantes residentes na região do Alto Minho participam em Workshops interculturais

2023-02-28
Brasil, Bolívia, Colômbia, França, India, Moçambique, Ucrânia e Venezuela, foram alguns dos países que estiveram representados nos Workshops interculturais que decorrerem no passado dia 25 de fevereiro, no Parque Ecológico de Viana do Castelo.


Esta iniciativa piloto organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) com a colaboração dos 10 Municípios procurou minimizar as barreiras enfrentadas pela população migrante residente no território do Alto Minho, dada a sua diversidade linguística e cultural, contribuindo para o desenvolvimento de práticas e medidas culturais inclusivas e abrangentes.


Durante a manhã, decorreu o workshop "Cores & Sabores”, que incluiu uma mostra gastronómica e momentos musicais, que contou com a participação dos migrantes residentes na região e a comunidade em geral. A parte da tarde, foi dedicada à dança no âmbito do workshop "Um somos nós”, que contou com a participação de crianças e jovens (dos 6 aos 16 anos). 
Os dois workshops funcionaram como montras das tradições gastronómicas e da cultura popular, juntando representações locais e da comunidade migrante. As partilhas culturais contribuem para a integração e adaptação da comunidade migrante, promovendo o conhecimento e a valorização da diversidade como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos. 


Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do projeto "Cultura para Todos”, financiado pelo Programa Operacional Norte 2020,  que a CIM Alto Minho está a dinamizar que visa, em termos gerais, a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi