Ir para o conteúdo

Alto Minho TREX regressa ao Alto Minho entre 10 e 17 de fevereiro

2023-02-09

O Alto Minho TREX 2023 é um evento de intercâmbio promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) e pela conceituada organização The Nature Conservancy, com o apoio dos municípios do Alto Minho, dedicado à capacitação técnica dos operacionais envolvidos no uso do fogo, nacionais e estrangeiros, contando este ano com a colaboração de especialistas de queima prescrita dos serviços dos Estados Unidos da América. 

Para além do uso do fogo, os técnicos oriundos de vários países, estarão reunidos durante sete dias em regime de internato, onde abordarão temas como a ecologia do fogo, organização e gestão de incidentes (ICS - Incident Command System/ IMT - Incident Management Team), pirometeorologia e gestão do fumo e seus impactos.

Contando com a colaboração e o reconhecimento do Instituto Florestal Europeu, o Alto Minho TREX 2023, inicia-se a 10 de fevereiro e decorre até ao próximo dia 17. Nos diversos dias, até ao dia 17 de fevereiro, serão realizadas ações piloto de treino e intercâmbio de técnicas de gestão de eventos de riscos e de uso do fogo controlado em ambientes e ecossistemas diversificados do Alto Minho e, a 16 de fevereiro, será promovido um workshop dedicado à temática do "Direito no Uso do Fogo". 

Hoje, dia 9 de fevereiro, e amanhã, dia 10, decorre também o Alto Minho FIRECAMP 2023, um evento bienal promovido pela CIM Alto Minho e considerado o maior evento nacional dedicado ao estudo dos fogos florestais no contexto dos riscos e das alterações climáticas e que constitui um espaço de excelência, onde se juntam operacionais das diversas unidades de combate e prevenção, técnicos e responsáveis políticos de vários países, para o intercâmbio de conhecimentos e técnicas. Esta iniciativa decorre nas instalações da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez. 

Esta será uma semana totalmente dedicada ao que melhor se faz ao nível regional, nacional e internacional em matéria de investigação, prevenção e combate aos incêndios, tendo como tónica o uso do fogo e as alterações climáticas. 

Ambas as iniciativas, o Alto Minho TREX 2023 e o Alto Minho Firecamp 2023, enquadram-se no projeto "Protec|Georisk: Alto Minho 2020", promovido pela CIM Alto Minho e apoiado pelo PO SEUR.

Mais informações referentes ao Alto Minho Trex 2023 disponíveis aqui e ao Alto Minho Firecamp 2023 aqui.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi