CIM Alto Minho assina carta de intenções com delegação indiana para promover ações de desenvolvimento urbano sustentável

2022-11-15

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) recebeu no dia 14 de novembro, nas suas instalações de Ponte de Lima, uma delegação indiana da cidade de Jamshedpur, que se encontra de visita ao território para conhecer iniciativas inovadoras e boas práticas relacionadas com o desenvolvimento urbano sustentável e a economia circular, com foco na gestão de resíduos sólidos.

Esta visita faz parte do programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC), vinculado à União Europeia, que promove encontros entre cidades e regiões de todo o mundo para partilhar soluções para problemas comuns e desenvolver ações voltadas para as principais agendas internacionais.

No âmbito desta visita, foi assinada uma carta de intenções tendo em vista a promoção de uma cooperação concreta sobre desenvolvimento urbano sustentável e economia circular, com destaque para os (bio)resíduos, não descurando outras áreas de trabalho como a transição ecológica; a renovação urbana e coesão social; e ecossistemas/ setores estratégicos inovadores, sustentáveis e neutros em carbono.

O desenvolvimento de um plano de ação será o corolário deste processo de cooperação, que se vai estender até dezembro de 2023, englobando ainda outras iniciativas, nomeadamente a realização de visitas de intercâmbio e a participação nas atividades do IURC (eventos temáticos, criação de redes, identificação das melhores práticas e cooperação com cidades da Europa, Índia e Ásia).

No decorrer desta semana, a delegação de Jamshedpur terá a oportunidade de conhecer o trabalho de um conjunto de entidades e empresas do Alto Minho com responsabilidades, entre outras, nas áreas da gestão dos resíduos sólidos urbanos, tratamento de água potável e águas residuais ou na coesão social e económica de territórios transfronteiriços. O programa inclui ainda a passagem por alguns locais de visitação turística como a fortaleza de Valença, a Porta do Lindoso e o centro histórico de Ponte da Barca.

Refira-se que Jamshedpur foi a primeira cidade industrial estrategicamente projetada na Índia moderna, fundada em 1919, por Jamsetji Tata, criador do Grupo Tata. Conhecida como a cidade do aço, a sua economia baseia-se principalmente nas indústrias siderúrgicas, automobilísticas, cimento, etc. Jamshedpur é uma referência ao nível da gestão de soluções integradas que incluem a prestação de todos os serviços da cidade – água, águas residuais, coleta, transporte, reciclagem e recuperação de resíduos, etc., pelas empresas do Grupo Tata, sendo considerada uma das cidades mais limpas da Índia e a primeira cidade de Descarga Zero Líquida.