Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza concurso para jovens do Alto Minho no projeto Cultura para Todos

2022-10-14
"Viana Bombos, música tradicional do Alto Minho – Concurso de Fotografia, Short Vídeo e Expressão Escrita” é o tema do concurso para jovens talentos, que a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo dinamiza, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, no contexto do projeto "Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

A iniciativa desafia os jovens dos 10 concelhos do Alto Minho, com idades entre os 14 e os 20 anos, a inspirarem-se em projetos de música tradicional da região e a apresentarem obras originais e inéditas, através da fotografia, de um short vídeo ou da expressão escrita.

A Casa dos Rapazes procura que os jovens tomem conhecimento/contacto com projetos de música tradicional do Alto Minho, como, por exemplo, o "Viana Bombos” ou outros coletivos disseminados pelo território, e que assistam a um ensaio ou a uma exibição dos mesmos, de forma a poderem apresentar, em uma ou mais categorias do concurso, a sua visão da tradição musical do território.

Cada participante pode apresentar até três trabalhos, em suporte físico ou digital, que deverão ser remetidos à Casa dos Rapazes até ao dia 2 de janeiro de 2023. Os vencedores em cada categoria serão escolhidos por um júri constituído por elementos e instituições do Alto Minho.

Todos os produtos de criação artística dos jovens talentos serão dados a conhecer à comunidade em geral através de uma exposição pública, de forma a promover o contacto e a comunicação entre ambos e a sensibilizar para as questões da integração social e da acessibilidade.

Para informações detalhadas deverá ser consultado o regulamento do concurso disponível no site da Casa dos Rapazes em https://www.casarapazesviana.pt/.

O projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para Todos”, no qual se insere esta atividade, é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.