Ir para o conteúdo

CIM Alto Minho e EURES Transfronteiriço reúnem-se com serviços de saúde da eurorregião para análise de barreiras na mobilidade laboral transfronteiriça

2022-10-10

Realizou-se no passado dia 7 de outubro, em Valença, uma reunião de trabalho promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), em colaboração com o Serviço de Emprego Transfronteiriço EURES-T Galicia - Norte Portugal, para analisar problemas práticos na área da saúde decorrentes da mobilidade laboral transfronteiriça.

Além da CIM Alto Minho e do EURES Transfronteiriço, participaram também neste encontro representantes de serviços que prestam cuidados de saúde no território do Alto Minho e da Galiza, nomeadamente da ULSAM - Unidade Local Saúde Alto Minho e da Consellería de Sanidade da Xunta de Galicia. 

Nesta reunião, abordaram-se alguns problemas habitualmente levantados por trabalhadores transfronteiriços que vivem na Galiza e trabalham em Portugal ou vice-versa, como a atribuição de médico de família, a solicitação telemática de consultas de cuidados primários, a emissão de baixa médica, do cartão de saúde para trabalhadores residentes em Portugal e de receitas e respetiva percentagem de cofinanciamento ou situações que surgiram como consequência da COVID-19 (baixas laborais automáticas, isolamento profilático, etc.).

Com o esclarecimento destas problemáticas, que muitas vezes impedem ou dificultam a mobilidade laboral transfronteiriça, o EURES Transfronteiriço G-NP espera dar resposta às necessidades de informação ligadas à mobilidade fronteiriça de trabalhadores e empresários na eurorregião Galiza - Norte Portugal. 

Sobre o EURES e o EURES Transfronteiriço
O EURES é uma rede de cooperação criada pela Comissão Europeia, com representantes em todos os Estados membros, que presta serviços de informação e aconselhamento a candidatos a emprego, trabalhadores e empresários sobre o mercado de trabalho e oportunidades de emprego no Espaço Económico Europeu. A sua principal missão é facilitar a livre circulação de trabalhadores, garantindo as mesmas oportunidades.

Dentro da rede EURES encontra-se o Serviço EURES Transfronteiriço, que oferece informação especializada para a mobilidade fronteiriça de desempregados, trabalhadores e empresários.
Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Saiba mais

Compreendi