CIM Alto Minho preside a reunião da plataforma supraconcelhia do Alto Minho

2022-04-29

Realizou-se hoje, dia 29 de abril, em Ponte de Lima, a primeira reunião da plataforma supraconcelhia do Alto Minho, presidida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), no âmbito da descentralização de competências para os órgãos municipais e para as entidades intermunicipais no domínio da ação social.

Esta plataforma territorial foi criada com o objetivo de reforçar a organização dos recursos e o planeamento das respostas e equipamentos sociais ao nível supraconcelhio, englobando para além da Comunidade Intermunicipal, os 10 municípios do Alto Minho e várias entidades sub-regionais como o Centro Distrital da Segurança Social, a União Distrital das IPSS`s, a União das Misericórdias Portuguesas - Secretariado Regional de Viana do Castelo, sindicatos, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a GNR e a PSP, a DGEstE-DSR Norte, a Rede Europeia Anti Pobreza, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Instituto Politécnico Viana do Castelo.

Da ordem de trabalhos da reunião constou, entre outros assuntos, a apresentação do Plano de Desenvolvimento Social do Alto Minho, respetiva metodologia e cronograma, e a discussão de temas como a qualidade de resposta de casas de acolhimento e a gratuitidade de creches.