Turmas do Alto Minho entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira

2022-03-28
Já são conhecidas as turmas vencedoras da 6ª. Edição das Olimpíadas de Educação Financeira, uma competição interescolas, promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, em que puderam participar mais de 13 mil crianças e jovens de 50 municípios. Os alunos foram desafiados a responder a um quiz sobre temas de literacia financeira que estão a abordar no projeto educativo "No Poupar Está o Ganho”, como o planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros, poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular.

Entre os grandes vencedores nacionais da competição, está o 10.º M da Escola Secundária de Ponte de Lima, que se destacou por alcançar a melhor pontuação de todas as turmas do ensino secundário que integraram as Olimpíadas de Educação Financeira. Já a turma do 4.º A da Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, foi a grande vencedora a nível nacional no escalão do 3.º e 4.º anos.

Destacaram-se ainda oito turmas, vencedoras a nível municipal, por conseguirem a melhor prestação entre todas as turmas do mesmo concelho que participaram nas Olimpíadas.

Ao nível do 1º. Ciclo, os participantes jogaram em dois escalões diferentes. No que respeita ao escalão do 1.º e 2.º anos, houve dois vencedores municipais: o 2.º ano da Escola Básica de Freixo do Município de Ponte de Lima) e o 1.º ano da Escola Básica do Meio do Município de Viana do Castelo. Já quanto ao escalão do 3.º e 4.º anos, foram vencedores municipais as turmas do 4.º F da Escola Básica Padre Himalaya de Arcos de Valdevez; a turma do M3 da Escola Básica de Cruzeiro, de Caminha; o 4.º B da Escola Básica de Melgaço e a turma 3A da Escola Básica de Vale do Mouro, de Monção.

A lista de vencedores municipais do Alto Minho fica completa com o 6.º C da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito (Viana do Castelo), que venceu no 2.º ciclo, e com o 10.º ano da Escola Secundária de Monção, que se destacou no escalão do ensino secundário.

O projeto de educação financeira "No Poupar Está o Ganho” é desde 2018 implementado nos concelhos da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, tendo já envolvido mais de 6.000 alunos. No site do programa são propostos às turmas conteúdos, atividades, jogos e desafios didáticos que podem ser implementados ao longo de todo o ano letivo.

Saiba mais:
• Emissão especial de divulgação dos vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira: https://www.youtube.com/watch?v=d2EdaGTjMDs
• Sobre o No Poupar Está o Ganho: www.nopouparestaoganho.pt
• Sobre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda: www.facm.pt