CIM Alto Minho apoia a iniciativa H2Off - Hora de fechar a torneira!

2022-03-15
A CIM Alto Minho apoia a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos e apela para que se suspenda a rega, o funcionamento das fontes decorativas e a utilização das torneiras, entre as 22h00 e as 23h00, do dia 22 de março.

Numa altura em que as principais bacias hidrográficas do Alto Minho estão em situação de emergência devido aos fenómenos de seca, quer meteorológica, quer hidrológica, que ditou, por exemplo, a limitação da produção de energia elétrica nas centrais hidroelétricas do Alto Lindoso e de Touvedo, a CIM Alto Minho apoia a APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas na promoção da iniciativa "H2Off - Hora de fechar a torneira!”

Tendo como principal propósito estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando todos para que o consumo deste recurso seja progressivamente mais equilibrado, eficiente, solidário e sustentável, esta iniciativa desafia-nos a "Fechar a torneira por uma hora, sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, Dia Mundial da Água, num gesto deliberado e consciente”. Através de um esforço conjunto ser-nos-á possível demarcar a Hora da Água.